Recorde de inscrições na maior seleção de dança do país
121 candidatos por vaga tentam uma chance na única filial do Bolshoi no Brasil

Na próxima semana, entre os dias 19 e 21 de outubro, Joinville/SC se torna novamente a Capital Nacional da Dança, com bailarinos e bailarinas vindo de diversos estados brasileiros, para concorrerem a uma vaga, com bolsa de estudos, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Este ano, ao todo, 5.873 candidatos se inscreveram, para as pré-seleções que aconteceram em 26 cidades brasileiras, e pelo site. Tão concorrida quanto um curso de medicina, nesta primeira fase, a seleção contou com 121 candidatos por vaga.

Do total de inscritos na primeira fase dos testes, 4.870 eram crianças, nascidas de 2007 a 2009, e que concorrem a 40 vagas para ingresso na primeira série.

Candidatos que já tem conhecimento em dança, também se inscreveram somando mil concorrentes.

Para os testes finais, na sede da Escola Bolshoi, 820 candidatos, de 21 Estados do Brasil e da Argentina, participam da Seleção e almejam a vaga e o título de aluno do ano de 2019 da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.  Os candidatos não medem esforços para chegar a Joinville e participar da etapa final. Eles fazem vaquinha, rifas, campanhas na internet, vendem alimentos, pedem ajuda de amigos, familiares, e muitas vezes atravessam o país em busca de um sonho: se tornar bailarino profissional, estudando gratuitamente na única filial do Bolshoi fora da Rússia.

A maior seleção de dança do país

A Seleção para novos alunos – vagas 2019 – que neste ano tem como apoiadora gigante russa do setor nuclear  Rosatom, parceira do Brasil no fornecimento de isótopos para medicina nuclear e os Amigos do Bolshoi, empresas que contribuem anualmente com a instituição, compreende fases que vão do despertar de jovens e crianças para o mundo das artes.

A seleção consiste em duas etapas: a médico-fisioterápica quando fisioterapeutas, médicos e professores de educação física analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, freqüência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura, articulações. A segunda é a artístico-musical e cognitiva quando profissionais da dança, músicos e professores avaliam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.

Vagas oferecidas

São disponibilizadas vagas para o curso técnico e básico da instituição.

- 40 vagas para a 1º série (20 vagas turma masculina e 20 vagas turma feminina, nascidos nos anos de 2007, 2008 e 2009), que podem ou não ser preenchidas;

- as vagas para as demais séries são preenchidas conforme a idade, nível técnico e disponibilidade nas turmas já existentes.

Disciplinas do programa curricular

Dança Clássica; Prática Cênica; Ginástica Específica; Ginástica Acrobática; Dança Popular Histórica; Educação Musical; Repertório; Dança Brasileira; Dança a Caráter; Dança Contemporânea; Teatro; Piano; História da Arte; Literatura Musical; Dueto; História da Dança e Iniciação a Pesquisa.

Projeto referência em educação, cultura e cidadania

Instalada na cidade de Joinville, no Estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial do Teatro Bolshoi de Moscou no mundo, tem transformado vidas de crianças e jovens. A sua missão é formar artistas cidadãos.

Seus alunos, vindos de vários cantos do país e do exterior, em sua maioria, provenientes dos extratos menos favorecidos da sociedade, recebem 100% de bolsa de estudo e benefícios que garantem uma formação de excelência, e proporcionam um futuro mais digno. O Bolshoi Brasil é um grande celeiro de talentos, 72% dos bailarinos formados atuam no mercado mundial da dança.

A Escola Bolshoi é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que recebe apoio do Governo e dos Amigos do Bolshoi, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis e comprometidas com a causa, que apoiam a instituição por meio de serviços prestados pro bono e aportes financeiros, com ou sem incentivos fiscais. Os patrocinadores Diamante da Escola Bolshoi são a Caixa e a BRF.