Os holofotes que iluminam os tablados, mais que instrumentos visuais, são a força motriz da luz interna de cada artista e o reflexo vivo do caráter sócio-político da arte. É sob a iluminação dos palcos que se destrói as amarras da ideologia e da aculturação, dos determinismos e do conformismo. É essa a revolução que a juventude no palco revela. Cada história pernambucana, mineira, capixaba, paraguaia ou catarinense curvou-se diante da apoteose de um teatro cheio.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil parece compreender que a transformação se faz no palco. Nas noites do iluminado "Bolshoi para Joinville" tornou-se claro que a escola pretendia trazer "cultura para Joinville", cultura universal materializada nos bailarinos e na icônica técnica russa. Uma obra de arte multifacetada que gritou a resistência da africanidade de Jessé ao museu vivo de história russa de Galina Kravchencko.
Por um momento Joinville doou-se ao pródigo cortejo que os bailarinos valsavam. Valsando nas cochias, as vivências e estudos de cada um dos profissionais envolvidos imprimiam-se no bailado dos tão jovens agentes transformadores. Tantas histórias, lutas e dores foram canalizadas em movimento, técnica, sentido e sentimento. E em uma reverência de glória, todos tiveram seu merecido reconhecimento.
Se a luz de Safira se fez intensa como nunca, é também pelo criterioso lapidar contemporâneo de Amarildo, se Nayla, mesmo que árabe, revelou a precisão e os fulminantes olhos de cigana foram os olhos também fulminantes e criteriosos de Bruna que a observaram em cada ângulo e tempo, assim como valsavam os alunos, valsavam Maikon, Germana, Ayrat, Ludmila, Anna,Larissa, Dennys, Dmitry, Ariate, assim como transcendiam Luanna e Marcos ao som de Tchaickovsky, transbordava arte pura e plena Galia e Maria Antonieta e todo um público de pé. Um espetáculo plural, em que todos, profissionais, patrocinadores e bailarinos honraram o preceito máximo da arte: a transcendência que gera transformação.

Gabriel Freire, 17 anos, aluno da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
6ª série A