Escola Bolshoi é atração na noite de Gala do 35º Festival de Dança de Joinville

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é uma das atrações que marcam a noite de Gala do Festival de Dança, no dia 24 de julho, às 20h, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta as Danças Polovitsianas, da Ópera “O Príncipe Igor”, que narra à passagem do Príncipe Igor no cativeiro, durante a guerra com os polovitsianos, povo nômade, no século XII. A obra, com música do russo Alexander Borodin, que impressionou Paris em 1909, na “Saisons Russes” de Sergei Diaghilev, tem versão coreográfica de Kasyan Goleizovsky. As vozes que dão vida a Ópera "O Príncipe Igor", ganham movimento dos bailarinos e trazem uma explosão de emoções com as Danças Polovitsianas. O Pas-de-Deux Melodia de Gluck, com coreografia do russo Asaf Messerer, e com a música da Ópera Orfeu e Eurídice, do compositor Christoph Willibald Gluck, também será apresentado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, na Noite de Gala.

Príncipe Igor
As Danças Polovistianas, que acontecem no II Ato da Ópera “O Principe Igor”, composta pelo russo Alexander Borodin, é uma coreografia conhecida por sua energia e vigor, e sua base é fundamentada nos princípios da dança a caráter. No palco, a Escola Bolshoi dança a versão coreográfica de Kasian Goleizovsky. A emoção transborda, as cores transformam diferentes desenhos em uma grande obra prima e os bailarinos são desafiados a incorporar as características de personagens do século XII, com toda precisão que a dança exige, do inicio ao fim, do corpo de baile aos solistas. O enredo da Ópera é baseado em um épico russo, e conta a história do príncipe Igor, que lutou contra um povo bárbaro e nômade conhecido como polovitsianos. A dança acontece no acampamento destas tribos, que mantém o Príncipe Igor como seu refém. O líder polovtsiano Konchak, que havia aprisionado o príncipe, tenta tratá-lo gentilmente, e para entretê-lo ordena a seus jovens escravos que dancem para Igor.
A remontagem da Escola Bolshoi contou com a experiência de mestres russos, que viveram esses personagens no Teatro Bolshoi, somadas ao conhecimento dos professores brasileiros, que acompanharam cada passo desde a primeira montagem do balé, no Brasil, em 2008.
No elenco da noite de Gala, 60 alunos, bailarinos e professores da Escola Bolshoi encenam uma coreografia secular, que impressionou plateias do mundo todo.

Melodia de Gluck
O Pas de Deux Melodia de Gluck, com música da Ópera Orfeu e Eurídice, transporta o expectador para uma atmosfera etérea, explorando o corpo dos bailarinos em sublimes portés que cruzam o espaço cênico, onde toda a paixão de Orfeu é transmitida numa coreografia marcante, do russo Asaf Messerer e com a música do compositor Christoph Willibald Gluck.

Escola Bolshoi realiza audição durante o Festival de Dança
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza durante o Festival de Dança de Joinville a sua tradicional audição para ingresso de novos alunos. Esse ano acontece no dia 25 de julho, na sede da instituição. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de julho, às 18h ou na secretaria da Escola Bolshoi até o dia 24 de julho, às 12h. A taxa de inscrição custa R$20.
A audição é dividida em etapas eliminatórias. A primeira é uma aula de balé clássico, com exercícios na barra e centro, onde é avaliado o nível técnico do candidato, equilíbrio, musicalidade, giros, saltos e elasticidade, além do uso das sapatilhas de ponta. Na segunda etapa é feita uma avaliação fisioterápica. São analisadas musculatura, articulações e desvios posturais. Além de habilidades específicas para o balé clássico, como abertura de quadril (rotação externa) e flexibilidade.
O resultado será divulgado no site www.escolabolshoi.com.br, no stand da Escola Bolshoi, na Feira da Sapatilha – Festival de Dança de Joinville e, na sede da instituição no dia 26 de julho de 2017.

Visita Monitorada
No período do Festival a Escola do Teatro Bolshoi recebe estudantes, professores, bailarinos e público em geral para visitas monitoras. O público tem a oportunidade de conhecer a história do Bolshoi no Brasil, informações sobre o processo seletivo, audições de novos alunos e todo o funcionamento da instituição. Os ingressos estão sendo vendidos no site www.ticketcenter.com.br e custam R$ 10. As visitas acontecem nos horários: 10h30, 11h30, 14h30 e 16h30.

Feira da Sapatilha
A Escola Bolshoi está mais uma vez presente na Feira da Sapatilha. A coleção 2017 vem com produtos clássicos, que exibem a marca Bolshoi Brasil e inovações seguindo as tendências atuais da moda.

Almoce com Bolshoi Brasil
Durante os dias do Festival os admiradores da dança, podem acompanhar no Facebook da Escola Bolshoi, ao vivo, bailarinos da Cia. Jovem com apresentações artísticas. O “Almoce com o Bolshoi Brasil”, irá ao ar às 13h. A intenção da Escola Bolshoi é difundir a dança em todos os momentos e para todos os públicos, principalmente para aqueles que não estão em Joinville, mas que por meio dessa ação, podem acompanhar a instituição nesse período que Joinville respira essa arte.

Exposição Fotográfica Barra e Centro
A Caixa Econômica Federal, amiga do Bolshoi na Categoria Ouro, presentou a Escola Bolshoi com a exposição fotográfica, Barra e Centro. O fotógrafo Cleber Gomes, amante das artes e da dança, registrou detalhes técnicos, artísticos e o dia-a-dia dos alunos da única filial do Teatro Bolshoi. As expressões dos bailarinos são transmitidas em imagens que demostram dedicação e suar, em busca da perfeição, para alcançar seus sonhos: se tornar bailarinos profissionais. De 17 a 29 de julho, no espaço cultural da Escola Bolshoi. Gratuito.

SITE_Melodia de Gluck_Nilson Bastian

SITE_Principe _Igor_Bolshoi Brasil_Nilson Bastian