Discurso do Patrono Maikon Golini, professor da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Em 2017 os 32 formandos da Escola Bolshoi convidaram o professor de dança clássica, Maikon Golini, para Patrono. Na teoria, o Patrono é uma personalidade que é escolhida para ser o padrinho dos formandos, aquele que defende, aconselha e direciona. E na prática não foi diferente. As palavras de seu discurso ecoaram no coração de cada bailarino que estava se formando, que ouviam atentos os conselhos dados pelo professor e grande referência à eles. Esse discurso teve também um peso grande para os demais convidados, pois carregava dicas valiosas que podem ser seguidas não apenas por bailarinos profissionais, mas para todos aqueles que têm um grande sonho a seguir.
Confira e inspire-se:

“Queridos formandos da Escola Bolshoi, caros familiares, colegas, senhoras e senhores. Estou extremamente feliz e honrado em estar na posição de patrono no dia de hoje. Já estive nessas cadeiras, em que vocês se encontram, e confesso que nunca imaginei estar aqui, de pé, discursando e agradecendo tamanho reconhecimento por parte de vocês.
Sou bailarino de formação e professor por paixão. Vi cada um de vocês entrar nessa Escola e dar o primeiro passo. Nada mais justo de dar um último conselho, uma última palavra amiga.
Gostaria de falar um pouco sobre o que o mundo espera de vocês a partir de hoje.
Um bailarino deve ser perfeito. Bailarinos devem ter corpos incríveis, movimentos impecáveis, técnica inigualável, devem ser donos de uma expressão sem limites. Tem que ter disciplina, concentração, bons ouvidos, “sangue nos olhos”.
Bailarinos devem sempre estar bem vestidos; com cabelos bem penteados, figurinos sob medida, e com as fiéis escudeiras a postos, as sapatilhas.
Bailarinos devem ter ritmo; devem seguir a música quando ela existir, e ouvir o pulso do silêncio quando ela não for presente. Não podem apressar o tempo. E perdê-lo, está fora de cogitação.
Bailarinos devem ter músculos, nem de mais, nem de menos; músculos longos de preferência. Articulações flexíveis, força e leveza na medida certa. Eles sentem músculos que a maioria da população “normal” não conhece. Bailarinos sentem dor 90% do tempo, mas não podem perder o sorriso de satisfação nem por 1 segundo.
A plateia não pode perceber, mas bailarinos entram em cena nervosos. Podem demorar meses para preparar certos números, e às vezes dançam coreografias que duram menos tempo do que levaram para calçar as sapatilhas. Seu principal objetivo é emocionar, sua principal recompensa são os aplausos. Bailarinos saltam, giram, rolam, arriscam, superam, flutuam, inspiram... Bailarinos devem ser perfeitos.
Trabalhamos e buscamos algo que está longe de ser alcançado, aliás, que nem sabemos se conseguimos alcançar.
Vocês devem estar pensando: professor Maikon, qual a novidade? Nós escutamos isso durante toda a nossa formação. Nos dê alguma orientação, um norte, ou pelo menos uma palavra de apoio.
Essa é a mais pura verdade: perfeição não é um ponto a ser alcançado, mas sim a incansável busca em se tornar melhor. E vocês foram perfeitos até aqui.
Como agora é nosso último encontro depois de anos, tenho três últimos pedidos, para ajudá-los nessa caminhada que se oficializa hoje:

1.Sejam gratos: a gratidão abre portas, e não deixa você perder sua identidade. Agradeçam por tudo, até as experiências ruins tem algo a nos ensinar. Se destaquem nas suas funções sem perder a humildade. Nos dias de hoje, a gratidão, combinada com tamanha disciplina que vocês tem, os torna diferenciados.
2.Sejam inspiração: encantem as pessoas através de sua arte. Depositem o seu melhor em tudo o que fazem. Estimulem o que as pessoas podem ter de melhor. Façam com que os seres humanos sonhem de novo. Na era da internet, da informação pronta, quem tem imaginação é Rei. Nós artistas temos o poder de mudar o mundo, de criá-lo e reinventá-lo quantas vezes quisermos.
3.Sejam bem sucedidos: não falo de finanças, de bens materiais, de prêmios acumulados. Falo de felicidade. Falo do estado de espírito que não te deixa nenhuma dúvida de que sua vida está no caminho certo. Falo da sensação que mais se aproxima do significado da palavra perfeição. Não corram atrás do sucesso mundano, corram atrás do sucesso da alma.

Finalizando minha fala, gostaria de parabenizar a Escola Bolshoi por formar sua 10ª turma e contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural de nosso país. Parabenizo meus colegas de trabalho por doarem seus conhecimentos e paixões para essa nova geração de artistas. Parabenizo os senhores pais e familiares pelo incansável apoio nessa trajetória de realização dos sonhos de seus filhos.

Parabenizo vocês formandos!

E lembrem-se sempre: vocês escolheram ser artistas porque vocês tem alma.
Quem tem alma tem tudo.
Desejo que a alma de cada um de vocês conquiste o mundo!
Sucesso!”

Foto de Cleber Gomes