Bolshoi faz apresentação em Junho no Teatro Juarez Machado
O espetáculo tem patrocínio da empresa Meister

A Empresa Amiga do Bolshoi Meister apresenta a Gala Bolshoi no dia 27 de junho, às 20h, no Teatro Juarez Machado. Os ingressos estão à venda no site www.ticketcenter.com.br e custam R$30,00.

Esta apresentação marca as comemorações de aniversário dos 80 anos da Empresa Meister, que desenvolve soluções criativas em produtos já consagrados pelos consumidores nacionais e internacionais, oferecendo embalagens metálicas e utilidades domésticas com qualidade e criatividade. A Escola Bolshoi preparou um repertório marcante que passa por dança contemporânea, dança clássica e a força das danças a caráter.

Na programação, alunas da Escola Bolshoi e bailarinos da Cia. Jovem terão a responsabilidade de passar toda a sensibilidade da obra “Chopiniana” também conhecida com o nome de “Les Sylphides”, que está no repertório da maioria das grandes companhias de balé mundo, coreografado pelo russo Mikhail Fokine em 1909.
Um balé à luz da lua em um ambiente clássico onde um jovem sonhador, sempre em busca do novo, dança em meio às sílfides, que são seres invisíveis do ar. A obra descreve, apenas sugerindo, as sensações percebidas por eles, ao som da música de Chopin. O balé não tem fragmentos nem partes. É apenas um ato.
O corpo de baile é a essência da obra. A plasticidade e leveza das mãos e os suaves gestos da cabeça completam a atmosfera do balé.

Curiosidade
“Chopiniana” foi remontado para a Escola Bolshoi em 2007, pela professora russa Galina Kravchenko, bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou e esposa de um dos maiores intérpretes desse balé, Alexander Bogatyrev. Para este espetáculo, além da professora Gália, outros professores da instituição ensaiam esta obra.

Príncipe Igor
Outra apresentação que promete encantar o público são as Danças Polovitsianas da Ópera “O Príncipe Igor”. Um balé forte e marcado pela dança a caráter.
A ópera foi iniciada em 1869 e só foi finalizada após a morte de seu compositor, o russo Alexander Borodin. O libreto origina-se do livro “A Saga do Exército de Igor”, que narra um episódio de invasão do sul da Rússia no século XII por um povo bárbaro e nômade conhecido como polovitsianos. A sua primeira versão foi coreografada por Mikhail Fokine em 1909, provocando um forte contraste às tendências da época.
A versão apresentada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é de Kasyan Goleyzovsky, outro famoso coreógrafo russo.

O balé acontece no acampamento dos polovits, que acabaram de conquistar uma vitória sobre a tribo tarta, tendo o príncipe Igor e seu filho como seus reféns, e por sua condição são tratados com honras.
Guerreiros surgem no cenário, o qual representa uma árida paisagem típica do nordeste asiático, e dançam em comemoração à vitória sobre seus inimigos. As coreografias fazem parte do segundo ato da obra, inspirada nas músicas do povo polovits, habitantes da Ásia Central. As danças polovitsianas evidenciam o corpo de baile. A remontagem da Escola Bolshoi contou com a experiência de todos os mestres russos, que viveram esses personagens no Teatro Bolshoi.

Formação de Plateia
Na tarde do dia 27 de junho, às 15h, no Teatro Juarez Machado, em Joinville/SC, a Escola Bolshoi apresenta o espetáculo gratuito de “Formação de Plateia”. Crianças da rede pública de Joinville, Centro de Educação Infantil e Escolas de Dança, já agendados previamente com a instituição, vão prestigiar um lindo espetáculo preparado especialmente para a ocasião. Na formação de plateia há uma interação com o público visando estimular o gosto pelas artes e o hábito de frequentar o teatro. Através desses estímulos e reflexões, a plateia se familiariza com a linguagem cênica.

Meister apresenta Gala Bolshoi
Quando: 27 de junho
Local: Teatro Juarez Machado
Valor: R$ 30 inteira, R$15,00 meia entrada (para estudantes, idosos e professores com comprovante)