A fisioterapeuta Fabiana Machado trabalhou na Escola Bolshoi durante 11 anos, e em 2017 retornou como voluntária, aplicando nos alunos o método Busquet.
O método Busquet foi criado pelo Fisioterapeuta e Osteopata francês Léopold Busquet, e tem por finalidade equilibrar as tensões nas cadeias fisiológicas: cadeias estáticas (musculo-esquelética, visceral, neurovascular) e as cadeias dinâmicas (musculares). Desta forma, percebe-se o quanto o método é completo e avalia o paciente de forma global, pois as cadeias estão intimamente relacionadas, e se em algum ponto existe uma tensão, causará disfunções mesmo longe do local de dor e desconforto. Por isso, a avaliação do fisioterapeuta deve ser investigativa e procurar em que ponto está havendo esse desajuste, tratando de forma eficaz a causa e não apenas a dor, que seria a consequência.
Bailarinos estão em movimento constante, numa jornada árdua de aulas, ensaios e espetáculos. Eles usam os mesmos grupos musculares de forma exaustiva, e então geram tensões sempre nas mesmas cadeias. Seus corpos precisam estar livres de tensões, para poderem se movimentar com grande amplitude. Sendo assim, o Método Busquet oferece ao bailarino uma melhora na performance, explica a Fisioterapeuta Fabiana Machado. “Além disso, é necessário criar estratégias para que o próprio bailarino gerencie as tensões diárias através de exercícios compensatórios. Um trabalho comum de alongamento e fortalecimento num corpo em desequilíbrio, onde a biomecânica está alterada, pode ser prejudicial”, acrescenta a Fisioterapeuta. Fabiana Machado concluiu, em maio de 2017, a formação no Método Busquet e percebeu, durante seu trabalho na Escola Bolshoi, que o método é de grande valia para os bailarinos, trazendo essa atividade de forma voluntária, uma vez por semana aos nossos alunos.