Muitas pessoas tem dúvidas com relação ao processo para a seleção de novos alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Por isso, resolvemos selecionar as perguntas mais frequentes e compartilhar as respostas com vocês.

São elas:

Como faço para me inscrever?
Podem participar apenas candidatos nascidos entre os anos de 1998 e 2007. A inscrição é online, feita no site www.escolabolshoi.com.br na aba “seja um aluno”. Ao clicar no ano de nascimento, abrirá uma nova aba com o edital (clique aqui), onde o candidato deve selecionar caso concorde com as informações que constam no edital e preencher o formulário.

Eu passei na pré-seleção na minha cidade, preciso participar desta etapa mesmo assim?
Sim. A pré-seleção, realizada para candidatos nascidos de 2005 a 2007, é uma etapa que antecede a Seleção Anual. A Seleção acontece todo ano no mês de outubro, na sede da Escola Bolshoi, em Joinville/SC. Para candidatos com conhecimento em dança, nascidos de 1998 a 2004, esta pré-seleção acontece através de um vídeo-aula, que o candidato precisa encaminhar para a Escola Bolshoi, conforme consta no Edital.

Tenho 12 anos, nasci no dia 31/12/2004. Posso me inscrever para a Seleção?
Sim. As inscrições são feitas de acordo com o ano de nascimento do candidato. Se você nasceu entre os anos de 2005 a 2007 (independente do dia e mês de nascimento) você participará das etapas para candidatos que não precisam ter conhecimento em dança. Se você nasceu entre os anos de 1998 a 2004 (independente do dia e mês de nascimento) você precisa ter conhecimento em dança, e deve seguir as etapas conforme consta no Edital.

Eu moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber se caso meu(minha) filho(a) passe na seleção teríamos que nos mudar para Joinville?
Fica por opção da família, porém o aluno tem que residir em Joinville sim. A Escola Bolshoi é uma escola em formação de dança profissional, e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira. Os alunos aprendem diversas disciplinas práticas e teóricas em um período de 4 a 6 horas diárias. Fica sob responsabilidade dos pais a moradia de seus filhos.

Eu sou muito baixo(a) para entrar no Bolshoi, devo participar mesmo assim?
Na seleção, cada candidato passa por avaliações que chamamos de dados profissionais do candidato. Isso inclui tanto avaliações físicas quanto artísticas. Por isso, a Seleção é feita com profissionais de várias áreas: médica, fisioterápica, profissionais de educação física e professores de dança russos e brasileiros. Isso é aplicado ao método russo – Vaganova, o qual é ensinado na Escola Bolshoi.

Preciso saber balé para ingressar nesta Escola?
Se você nasceu entre os anos de 2005 e 2007 não é necessário ter conhecimento em dança. Para candidatos nascidos entre os anos de 1998 a 2004 precisa ter conhecimento em dança.

O que acontece depois que o bailarino se forma?
Partem para o mercado de trabalho. Hoje temos ex-alunos atuando em várias partes do mundo, onde 70% dos formados estão trabalhando com dança, como bailarinos, solistas de grandes companhias, professores, produtores.