Os alunos das 8ª séries A e B participaram do projeto [de]compondo, proposto pelo professor e pianista Frederico Bezerra, na aula de Literatura Musical III. Este trabalho tem a finalidade de exercitar a criatividade dos estudantes bem como criar uma interação experimental dos processos composicionais da Música Aleatória. Em grupos, os alunos desenvolveram cada uma das etapas de composição da vertente em questão, tendo em vista que o processo é a parte vital e o centro das construções conceituais deste segmento. O resultado sonoro, mais do que refletir escolhas conscientes em busca da construção do "Prazer Estético", procurou criar uma obra conceitual ampla em significados. Confira o resultado final deste trabalho:

Alunos: Marcos Vinicius, Savyo, Sayron, Victor e Ariel
Projeto à partir da escolha aleatória de cartas de um baralho espanhol (com 12 cartas) a serem selecionadas duas vezes: na primeira, definindo as notas (escala cromática de 12 sons); na segunda, selecionando uma figura rítmica correspondente dentro a anterior.

Alunos: Gabriel, Jean Lui, Maria Luiza e Sofia
Em um determinado dia, os membros do grupo gravaram o ambiente onde se encontravam. As referidas gravações foram organizadas em grupos respectivos como: "manhã", "tarde" e "noite". Com os turnos definidos, um sorteio determinou a sequência cronológica do material.

Alunos: Maitê, Maria Beatriz, Luanna e Gabrielle
Um simples jogo da velha pode ser a matriz para uma composição. A partir de inúmeras partidas obtendo três resultados vencedores possíveis ("x", "o" ou "velha") o grupo indicava um livro, respectivamente, para, de maneira aleatória, abri-lo e usar a página selecionada. Páginas pares ou impares levam a dois saquinhos correspondentes, onde foram sorteados números relacionados a áudios coletados pelos participantes e por eles numerados. O resultado é a sequência de áudios que o grupo apresenta.

Alunos: Alexandre e Manuela
A dupla estipulou um horário único durante uma semana, no qual cada um dos integrantes deveria gravar alguns segundos onde quer que estivessem. A partir de um sorteio, a dupla sequenciou suas gravações.

Alunos: Marcos Iago, Agustina, Melyna e Vitor Augusto
O Projeto “10:30” consiste na gravação dos alunos por alguns segundos durante uma semana, realizado no referido horário. Como todos os alunos são professores assistentes das turmas de balé clássico pela manhã na Escola Bolshoi, o resultado é uma paisagem sonora simbólica desta prática.

Clique aqui e confira o áudio

A matéria de Literatura Musical III faz parte da grade curricular dos alunos da Escola Bolshoi, que iniciam os estudos teóricos sobre música a partir da 1ª série, com a disciplina de Educação Musical e Rítmica.

Pianista