Desde o inicio de abril de 2016 a Escola Bolshoi aplica o Projeto Palavra Lúdica, que tem a finalidade de desenvolver atividades da escrita poética com os alunos das primeiras séries, com idades entre 09 a 13 anos, durante as aulas de iniciação à pesquisa.

As atividades desenvolvidas no projeto visam ampliar o conhecimento de poemas diversos, sensibilizar os alunos para uma observação mais apurada dos elementos com os quais as palavras se entrelaçam em uma poesia, oportunizar o acesso à linguagem poética e expressar suas emoções criando seus próprios poemas e ilustrações.

Também dará condições ao aluno, a apropriação da oralidade, leitura e escrita, ampliar sua capacidade de interpretação dramática e sua inserção no espaço em que vive, tornando-o mais motivado, mais participativo e questionador, promovendo suas possibilidades de aprendizagem.

Segundo Elias José (2003:11), "Vivemos rodeados de poesia", ou seja, poesia é tudo que nos cerca e que nos emociona quando tocamos, ouvimos ou provamos, poesia é a nossa inspiração para viver a vida. A partir desta observação, o projeto trabalhará a fala, a leitura e a escrita por meio de poemas e atividades de pesquisas, interpretações, exposição de ideias, composições, desenhos em que o aluno poderá mostrar suas emoções por meio dos recursos tão expressivos da linguagem poética.

O projeto prevê convidados especiais, como escritores, poetas e ilustradores, para apresentar suas experiências aos alunos.