Nesta Sexta com Arte, no período da tarde, acontece a despedida dos bailarinos Edward Nunes e Pedro Pires, que partem para novos desafios.

A Sexta com Arte desta semana, 24 de junho, será a última apresentação de Edward Nunes e Pedro Pires como bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil. Eles encerram este ciclo na Escola Bolshoi, onde fizeram uma passagem digna de muitos aplausos, como alunos e também como bailarinos profissionais. Partem para a Áustria, onde iniciam uma nova era na Salzburg Landestheater.
No fechar das cortinas, um misto de ansiedade, gratidão e muita emoção promete fazer deste espetáculo uma grande despedida. Na programação artística, o bailarino Edward Nunes dedicou seu tempo e seu conhecimento para criar coreografias, que serão interpretadas por seus colegas e bailarinos da Cia. Jovem. “Cada coreografia é diferente, desde sua construção até o resultado final. A inspiração vinha no dia a dia, por momentos que eu estava vivendo, ou por algo que eu sabia que o bailarino estava passando”.

Conheça um pouco mais do trabalho que o bailarino e coreógrafo Edward Nunes criou para a Escola Bolshoi:

The Other – Coreografia criada para os bailarinos Thais Diógenes e Wagner Carvalho, para participação em um concurso na Rússia. Edward criou esta coreografia pensando nas dificuldades que os bailarinos enfrentam em um concurso. Os passos coreográficos exigem equilíbrio dos bailarinos, algo imponente, força, segurança. Ele tenta transmitir a mensagem de que é muito bom ter um apoio nestas situações, mas que o importante é se sentir seguro sem precisar depender de ninguém.

Último toque – Coreografia baseada em estudos sobre o tema Câncer de Mama. A ideia é alertar as mulheres sobre a importância de fazer o toque com frequência, mostrando que este é um procedimento simples e de extrema delicadeza. A bailarina Carolina Zaborne, que irá estrear a coreografia, também participou do processo de criação e de pesquisa, e ficou realmente tocada com o resultado e feliz em poder transmitir esta mensagem.

Imersão – Esta coreografia foi feita para uma bailarina que busca sempre novos desafios. Foi elaborada em um prazo muito curto entre criação e ensaios. Os passos e cada movimento são para alguém que mergulha fundo no trabalho, que se joga de cabeça, e que não tem medo do novo.

Contenção – Esta é uma remontagem coreográfica, feita com base na sua primeira versão. Ela foi montada pela situação de bailarinos que vivem momentos de tensão, expectativas e decisões, com relação a carreira, ao futuro e a escolhas. É uma coreografia forte, que envolve sentimentos e movimentos.

Óbice – Esta coreografia surgiu no imprevisto, e ela descreve momentos que passamos na vida, nas barreiras que a vida nos coloca, e da forma que temos que passar por cima disso. Durante toda a coreografia, existe uma barreira que não deixa passar adiante. Por isso, tem um grande dilema no final: o bailarino quebrou esta barreira ou ainda esta dentro dela?

Entre lados – Uma coreografia criada para bailarinas totalmente diferentes, com duas bailarinas de lados totalmente opostos, porém, com algo em comum: bipolares. E uma terceira bailarina para equilibrar, inserida no meio de dois lados opostos.

Cílico – Feita para uma bailarina delicada, clássica.. Um divisor de águas para a bailarina da caixinha de música, onde pingos d’agua se transformam em som de violino. A ideia é de quebrar barreiras, transformar o corpo clássico em uma obra contemporânea.

Viçoso – Este solo foi feito em dois dias, por iniciativa da bailarina Mayara Viçoso. Edward procurou seguir o estilo da bailarina, que é uma pessoa forte, imponente, sagaz. Os passos representam o corpo e a alma, com uma coreografia recente, moderna e exótica.

Alento – Esta coreografia representa respiração e folego, em estado de ânimo, coragem e vigor. O nome surgiu ao final da montagem coreográfica. Um contemporâneo com mais raça, com características próprias do coreografo. Representa a quebra de paradigmas que bailarino clássico não dança contemporâneo. O nome foi dado em cima do cansaço que os bailarinos tiveram durante todo o processo de criação, mas também de superação. A união para terminar um resultado surpreendente.

Edward Nunes

Créditos: Vanderleia Macalossi