Brasileiros em alta

Reconhecimento internacional

Nesta última semana, três bailarinos formados na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, de Joinville/SC, tiveram seus trabalhos reconhecidos e foram premiados por suas atuações.

No último dia 25, na Rússia, a primeira bailarina da Ópera de Kazan, Amanda Gomes, foi escolhida, no Dia do Trabalhador da Área da Cultura, como profissional com enorme contribuição para o desenvolvimento na “Arte Teatral” daquele país, promovido pelo Ministério da Cultura. A comenda foi entregue em cerimônia fechada pelo Presidente da República do Tartaristão, Rustam Minnehanov, em Kazan.

Também na Rússia, o solista do Teatro de Ópera e Ballet de Voronezh, Luiz Fernando Xavier, recebeu o prêmio “BRAVO” da União Teatral de Artistas da Federação Russa, por sua atuação no papel de Nikolia, personagem principal no ballet “O Vendedor de Brinquedos”.

Enquanto isso, no Brasil, o bailarino da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, Kaynan Oliveira, foi premiado em 2º lugar pelo DiscoverMe Dance Virtual Showcase, uma competição internacional, online e gratuita, criada por Nicole Case. Inspirado pela capacidade da comunidade da dança de se adaptar, inovar e perseverar durante o COVID-19, a competição oportunizou aos dançarinos profissionais desenvolverem seu trabalho, receberem feedback valioso de juízes conceituados, alcançarem novos públicos e promoverem seus objetivos de carreira. “Enlaçado”, a coreografia apresentada, foi elaborada pelo bailarino e pela professora da Escola Bolshoi, Ariate Costa.

Para nós, da Escola Bolshoi, é uma grande honra compartilhar tantas conquistas e reconhecimento de bailarinos que passaram por nossa Escola, e que hoje levam o nome não apenas da instituição para o mundo, mas do Brasil também. Isso é resultado de muita dedicação, trabalho árduo, esforço e principalmente, amor à arte.

Essa também é uma conquista nossa, e só comprova que estamos no caminho certo, cumprindo nossa missão de formar artistas cidadãos para o mundo.

Bailarina Amanda Gomes

Bailarino Luiz Fernando Xavier