Nos dias 27 e 28 de abril, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, se abre para uma série de ações que celebram o dia Mundial da Dança. Os eventos são gratuitos na sede da instituição.

O Dia Mundial da Dança é celebrado todos os anos no dia 29 de abril em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre, um dos pioneiros da dança moderna. Esta data foi estabelecida pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO em 1982, e desde então tem sido comemorada em todo o mundo.

O Dia Mundial da Dança é uma oportunidade para celebrar essa forma de arte e destacar sua importância cultural e social. Em todo o mundo, são organizados eventos, apresentações e workshops para comemorar a data. Através da dança, as pessoas podem se conectar umas com as outras, independentemente de sua origem cultural, idade ou habilidade.

Programação Especial

Para comemorar a data, a Escola Bolshoi, organizou o evento “Histórias que Dançam” voltado a comunidade.

No dia 27 de abril, às 18h, na Escola Bolshoi, palestra com Iolanda Hahn, proprietária da Agência Bailarinos pelo Mundo, com o tema:  Os diversos Caminhos para viver da Dança. As inscrições são pelo site www.joinvilledancecamp.com.br

Às 20h, na Sala Agrippina Vaganova, uma mostra artística preparada com os grupos de dança da cidade de Joinville, “Joinville que Dança”. Ingressos limitados e por ordem de chegada.

No dia 28 de abril, a programação se estende por todo o dia.  A partir das 9h a comunidade vai viver uma experiência inédita. As salas de aula da escola vão se transformar em grandes palcos, com cenários, figurinos e dança. Don Quixote, Quebra-Nozes, Raymonda, Cinderella e Giselle serão algumas das exposições. Dentro das salas, professores e alunos, caracterizados, explicam a história dos balés e ensinam um pequeno trecho para todos os participantes.

Paralela a essa ação, uma apresentação artística será exibida. Sobem ao palco, alunos e bailarinos da Cia. Jovem. Serão duas apresentações no período matutino, a partir das 9h e duas no vespertino, a partir das 15h.

As inscrições para o evento “Histórias que Dançam” no dia 28 de abril  são pelos links:

Vespertino: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdW2JFUN6BWleuTb45LATcpW1NSFrankOkctI9uYSKx5TjhqA/viewform?usp=sf_link

Matutino: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfILW7CuI36-iPEMlmGD5X2YEThSnH3DkhgIhb9Ip3xCQdjPw/viewform?usp=sf_link

Toda a programação das comemorações do Dia Mundial da Dança  são  gratuitas e as vagas são limitadas.

Concurso Cultural de Fotografia

De 12 a 27 de abril acontece o Concurso Cultural de Fotografias no Instagram – “Fotos que Dançam”.  Um concurso pensado em quem ama a dança, faz fotos amadoras e gosta de compartilhar os momentos felizes que a dança transmite.  Serão avaliados criatividade; enquadramento; originalidade; adequação temática; pose que remeta ao movimento de qualquer estilo de dança.

As 3 melhores fotografias ganham uma camiseta exclusiva da coleção Ballare Grandes Balés e 1 livro “Uma Escola para a Vida” – da Escola Bolshoi.

As fotos vencedoras serão postadas no Instagram da Escola Bolshoi, em formato de carrossel, no dia 29 de abril.

Todas as regras do concurso estão no post oficial no perfil do Instagram da Escola Bolshoi.