De 20 a 22 de outubro ocorre a Seleção Nacional para novos alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, vagas 2018.
As avaliações acontecem na sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h, sábado das 7h às 11h e das 13h às 19h e no domingo das 8h às 11h. Clique aqui e confira a lista de horários dos candidatos pré-selecionados.
Aproximadamente 2.400 crianças se inscreveram para os testes da Escola Bolshoi, e 550 concorrentes participam da última etapa do processo, que acontece na sede da instituição na cidade de Joinville/SC. O índice chegou a 60 candidatos por vaga. A maior seleção de dança do país, um verdadeiro vestibular.
Os candidatos concorrem a uma das 40 vagas para ingresso na primeira série, com bolsa de estudos. Médicos, fisioterapeutas, professores de educação física e de dança avaliam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura, articulações. Professores de dança e de música analisam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.

Vagas oferecidas
- 40 vagas para a 1º série (20 vagas turma masculina e 20 vagas turma feminina), que podem ou não ser preenchidas;
- as vagas para as demais séries são preenchidas conforme a idade, nível técnico e disponibilidade nas turmas já existentes.

O candidato aprovado ganha bolsa de estudos da Escola Bolshoi, oferecida graças a contribuição dos Amigos do Bolshoi, e recebe benefícios como: ensino gratuito, alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.

Pré-seleção
Nesse ano, a Escola Bolshoi realizou 17 pré-seleções pelo país. Esta etapa antecede a seleção nacional, oportunizando mais pessoas a participarem deste processo, visando encontrar talentos nos diversos cantos do Brasil. Cerca de 2 mil crianças e adolescentes passaram por esse teste e agora concorrem com os demais candidatos do Brasil e exterior. As pré-seleções ocorreram nas cidades de: Atibaia/SP; Laguna/SC; Sinop/MT; Goianésia/GO; Belém/PA; Goiânia/GO; Catalão/GO; Macapá/AM; Luziânia/GO; Mogi das Cruzes/SP; São Lourenço/MG; Governador Valadares/MG; Primavera do Leste/MT; Cuiabá/MT; Araraquara/SP; Joinville/SC e Bauru/SP.

Disciplinas do programa curricular
Dança Clássica; Prática Cênica; Ginástica Específica; Ginástica Acrobática; Dança Popular Histórica; Educação Musical e Rítmica; Repertório; Folclore Brasileiro; Dança a Carater; Dança Contemporânea; Teatro; Piano; História da Arte; Literatura Musical; Dueto; História da Dança.

Projeto referência em educação, cultura e cidadania
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um projeto cultural em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia.
Instalada na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e pela primeira vez, o Teatro transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo.
Buscando a melhor formação, garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A sua missão é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação. Com 17 anos de implantação no Brasil, a primeira Escola do Teatro Bolshoi, educa 227 alunos dos cursos técnicos e básico. A instituição também concedeu 100% de bolsas de estudo para todos os alunos do curso.
Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

Fotos de Vanderleia Macalossi