Dia Mundial da Dança - onde tudo começou

O homem, como um ser natural, busca encontrar aquilo que supre suas necessidades para a sobrevivência. Assim como precisou do fogo para aquecer seu corpo, ele precisou expressar seus sentimentos por meio dos movimentos corporais se comunicando, desenvolvendo uma das primeiras de suas manifestações, a dança. Desde os primórdios, o homem necessitou instintivamente da comunicação. Podemos acreditar que em sua primeira tentativa utilizou o movimento para comunicar-se, pois ainda não havia linguagens e formas verbais específicas estabelecidas para isso. Alguns historiadores se baseiam em figuras do homem primitivo dançando, registradas nas paredes das cavernas de Lascaux, na França, lugar famoso por suas pinturas rupestres. Naquela época, o homem registrava nas paredes das cavernas apenas o que era importante para sua sobrevivência. Acredita-se que as figuras dançantes possam representar rituais religiosos.
Ao longo dos anos, muitas modalidades, gêneros, escolas e academias foram criadas em diversos lugares do mundo, e conferidos a cada um seu estilo próprio sem interferir na universalidade de cada um. De acordo com Caminada (1999, p. 22), “mesmo lutando incessantemente pela sua sobrevivência, o homem em algum momento, dirigiu sua atenção para a atividade imaterial e tornou-se artista”. Nesse âmbito de pensamento, pode-se dizer que a dança também surgiu da necessidade de expressar uma emoção, de algo misterioso e particular de um ser. Por isso ela se eleva como arte, em função da sensibilidade e consciência humana, como a música, a pintura e outras artes.
Desde a época primitiva até os dias atuais a dança vem se transformando, deixando para as novas gerações vestígios de suas características passadas, como a liberdade de expressão. Pode-se afirmar que, independente da forma, a dança é um caminho para a descoberta de um mundo novo, introspectivo, que somente aqueles que o praticam podem descobrir.
Segundo Acharar (1998), de forma geral, a prática da dança permite enriquecer e desenvolver as qualidades humanas no seu físico, na sua mente, no seu caráter, em sua relação social, através da beleza corporal, da visão, da precisão coordenação, flexibilidade, imaginação, tenacidade e expressão desenvolvidas que são essências da dança.

Texto por professora Bruna Lorrenzzetti