A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil ganhou um presente em 2015. Apresentado no dia 25 de Julho de 2015, o documentário sobre a relação de Joinville e Moscou através da dança teve a frente o apresentador da RBS TV, Rafael Custódio.
Como a maior cidade de Santa Catarina, Joinville, e a maior cidade da Europa, Moscou, passaram a ter uma relação tão próxima a partir do balé? O programa especial 'Cidade da Dança', exibido pela RBS TV, mostra essa relação através de entrevistas e imagens de São Paulo, Moscou e Joinville, a única cidade fora da Rússia que possui uma Escola do Teatro Bolshoi.
A companhia russa de balé é uma das mais tradicionais do mundo e, para produzir o especial, o apresentador Rafael Custódio viajou até Moscou e entrevistou bailarinos que dançam na companhia e até o ex-bailarino Vladimir Vasiliev, de 72 anos, que é considerado o 'Deus da Dança' e patrono fundador da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Era ele quem estava à frente do Bolshoi na Rússia quando a unidade da escola foi instalada em Joinville.
Outro personagem do especial é Erick Swolkin, único brasileiro e um dos únicos estrangeiros a integrar o corpo de bailarinos da companhia russa.
No especial, cuja direção-geral é da coordenadora da RBS TV de Joinville, Lisandra Nienkoetter, desde a escolha da cidade até aspectos culturais são mostrados através de entrevistas e imagens.
"Queríamos contar a história do Bolshoi e a relação de Joinville com a dança a partir desse enfoque. Mostrar de onde vem essa escola, o que é a tradição, quem são as pessoas que estão por trás disso, os grandes nomes, o que fazem", comentou Rafael.