Bolshoi Brasil forma sua 12ª Turma de Bailarinos

Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, a Escola Bolshoi promove sua 12ª formatura de Dança Clássica. Neste ano, 20 bailarinos se formam e recebem o certificado de profissionais da dança. Para celebrar este momento, acontecem duas apresentações, nos dias 13 e 14 de dezembro, às 20h e no dia 15 de dezembro, às 10h30, a Colação de Grau. Os eventos ocorrem no Teatro Juarez Machado, em Joinville/SC e são exclusivos para convidados dos formandos.

No primeiro ato, os bailarinos dançam variações de balés aclamados, e apresentam o resultado de todos os anos de dedicação à arte na Escola Bolshoi. Em seguida, acontece a estreia do trabalho contemporâneo “Tabu”, criado pelo professor e coreografo William Almeida. Este balé transita das linhas clássicas para o neoclássico e contemporâneo.  A escolha da movimentação foi estudada para ser abrangente e distinta dos outros trabalhos criados por William, mas sem perder a essência e as características peculiares do coreografo. Tabu denomina algo que é considerado proibido, seja uma prática que é apontada como imoral ou que vai contra alguns princípios. Este trabalho fala sobre o tabu criado pela sociedade, colocando em questão as minorias como: feminismo, racismo, homossexualidade, feminicidio, xenofobia e outros. Uma reflexão sobre a vida e seus devaneios.

Para os futuros bailarinos, este é um momento de comemorar essa conquista com aqueles que o apoiam e que lutaram para que este sonho se realizasse. Os anos de estudos na instituição contribuem para que os alunos saiam não apenas com a formação técnica em dança, mas também profissionais preparados para buscar seu espaço no mercado de trabalho. Além de aulas teóricas e palestras sobre carreira, projetos como “retribuir para impulsionar”, onde ex-alunos compartilham suas experiências, conscientizam esses jovens sobre as etapas seguintes após a formatura. A Escola também oportuniza uma chance do primeiro emprego na Cia. Jovem, onde todos os anos se dá uma renovação de bailarinos. Para isso, uma seleção interna é feita, e alguns recém-formados são chamados para trabalhar na instituição, tendo uma primeira experiência como profissionais.

Vitória Martiny, 18 anos, chega ao último ano da Escola Bolshoi já projetando uma carreira internacional, mas antes, tem o sonho de conseguir uma vaga na Cia. Jovem para adquirir experiência. “Desde muito nova tenho o desejo de viver da dança, como minha irmã, Fernanda, primeira solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com o tempo, percebi que é possível trabalhar duro e ser feliz, quando fazemos o que amamos. Nesses anos de Bolshoi, aprendi a nunca desistir e correr atrás desse propósito”, completa Vitória.

No inicio deste ano, 16 bailarinos integravam a Cia. Jovem, dos quais cinco já se despediram e estão dançando em grandes teatros na Alemanha, Áustria, Rússia e Bulgária, onde o bailarino Thiago Victor Santana está com contrato assinado de solista para temporada de 2020. Isso é resultado de um novo momento que vivemos, em todas as áreas. No caso da dança, as companhias buscam profissionais cada vez mais completos e proativos, e o esforço do aluno nessa etapa final pode garantir oportunidades para o futuro, construindo pontes com o mercado e buscando locais onde melhor se encaixam.

Para Pedro Luz, o apoio da família, que se mudou de Maceió para Joinville em 2012, quando ele foi aprovado pela Escola Bolshoi, foi fundamental durante o processo de formação. “Meu pai sempre foi meu maior incentivador, e agora ele e minha mãe estão fazendo um curso técnico de dança para futuramente abrirmos uma escola. Mas antes quero dançar muito, em palcos pelo mundo. Encontrei-me na dança a caráter, quando tive aulas com a professora Galina Kravchenko; foi com ela que descobri minha paixão pela dança e por expressar o que estou sentindo. A cada etapa tiro uma lição pra vida, mas neste último ano, confesso que me dediquei ainda mais, aproveitando cada conselho, cada ensinamento e cada oportunidade, pois sei que lá fora tudo isso vai fazer diferença”, completa Pedro.

Serviço:

Formatura 2019 Escola Bolshoi

Quando: 13 e 14 de dezembro (espetáculo) e 15 de dezembro (colação de grau)

Local: Teatro Juarez Machado

Horário: 20h (espetáculo) e 10h (colação de grau)