Jomar Mesquita retorna ao Bolshoi Brasil

Depois de quase 10 anos o coreógrafo retorna a Escola Bolshoi para remontar o balé “Jurei pro amor um dia te encontrar”

A Escola Bolshoi recebe entre os dias 22 e 26 de abril, Jomar Mesquita,  professor, coreógrafo, bailarino e diretor da Mimulus Escola de Dança e Mimulus Cia de Dança, de Belo Horizonte/MG para a remontagem de um dos balés contemporâneos mais marcantes da instituição, adorado pelos bailarinos que o executam e aclamado pela plateia, pois possui trilha sonora envolvente, de puro MPB.  Jomar desenvolveu uma linguagem própria e inovadora com as danças a dois e em “Jurei pro amor um dia te encontrar” ele retrata a dança contemporânea de forma singular. “O que mais amo nesse balé é a conexão com o outro, a escuta através do corpo, e a história contada pelos movimentos. Está havendo um diálogo entre cada casal, e é muito interessante ver a entrega dos bailarinos em cena”, completa Jomar.

A primeira montagem deste trabalho teve estreia em agosto de 2010 e foi protagonizada pelos bailarinos da Cia Jovem Bolshoi Brasil, na época faziam parte Erick Swolkin, atual bailarino do Teatro Bolshoi de Moscou e Luiza Yuk, da São Paulo Cia de Dança, além de outros ex-bailarinos que deixaram sua marca na interpretação desse balé.

Agora, Jomar retorna a Escola para moldar os novos corpos da Cia. Jovem com seu ritmo a dois e inspirar novas gerações, com um balé que trata de amor, encontros, partidas e mudanças inesperadas que acontecem na vida a dois. Ao som de conceituados compositores brasileiros como Cartola, Otto, Milton Casquinha, Baden Powell e Vinícius de Moraes aos movimentos curvos que envolvem passionalidade e sensualidade se constroem, conectando o público aos bailarinos.

A Reestreia de “Jurei pro amor um dia te encontrar” acontece nos dias 14 e 15 de maio, no Teatro Juarez Machado. Os ingressos serão vendidos pelo site www.enjoyevents.com.br e na recepção da Escola Bolshoi, por R$40.

JOMAR MESQUITA

Professor, coreógrafo e bailarino, é diretor da Mimulus Escola de Dança e Mimulus Cia de Dança desde 1990, onde desenvolveu uma linguagem própria e inovadora com as danças a dois. Seus espetáculos já receberam inúmeras premiações e reconhecimento por parte da crítica especializada, sendo apresentados em cerca de 80 cidades brasileiras e mais de 15 países. Contribui para uma melhor formação dos profissionais da área através de iniciativas pioneiras em oferecer uma formação e uma visão mais ampla e abrangente da dança na área artística e da educação.