Recebemos recentemente um texto da grande Mestra Tatiana Leskova. Nele ela nos ensina lições, principalmente para quem almeja seguir na profissão de bailarino, para toda vida. Hoje ela faz aniversário, 98 anos, então comemoramos juntos, com gratidão e reverência, a essa grande mulher, bailarina e professora. Nossa homenagem e um brinde à vida! 

LIÇÕES DA VIDA

Primeiramente queria agradecer mais uma vez a oportunidade de deixar meu depoimento junto a essa instituição de ensino.

Gostaria que todos entendessem que ser bailarina(o) requer muita disciplina e esforço. Um(a) primeira(o) bailarina(o) não se faz do dia para noite! O nosso amor pela dança deve vir antes da nossa ambição e independente das nossas qualidades, capacidade e talento. A carreira de um(a) bailarina(o) se faz subindo degrau por degrau e não importa se algumas vezes um coreógrafo não nos da uma oportunidade desejada. Algumas vezes fiquei triste ao longo da milha carreira, mais continuava seguindo em frente. Esquecia essa dor, pois numa próxima oportunidade seria a minha vez.

Roma não foi feita em um dia!

Lembrando que meu  Pai queria que eu tivesse uma profissão. Ele nunca pensou que eu seria uma primeira bailarina. Eu nunca passei por este Tormento!  Eu queria  Dançar!

Eu precisava ganhar minha vida, pois não podia contar com minha família para me dar conforto já que eles eram imigrantes russos na França.

Tive a oportunidade de trabalhar como os próprios criadores dos Ballets e sob suas orientações e tive contato com muitas pessoas das artes, tudo isso contribuiu para meu desenvolvimento artístico e para minha cultura. Essa é minha maior riqueza ao longo da vida! Sozinho não fazemos nada!

Não se chega ao posto de primeira(o) bailarina(o) sem um profundo amor pela dança em si, depende de muito trabalho para que se conseguir os primeiros papéis ao logo da vida. Decepções existiram mais não foram motivos para eu abandonar ou desistir. Fiz parte de uma grande companhia com grandes coreógrafos e bailarinos que eu respeitava e com quem aprendi.

Durante a minha vida fui bailarina, diretora do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mestra durante 50 anos, remontadora de famosos coreógrafos em vários países na Europa, Américas e Austrália, mais o importante mesmo será sempre meu AMOR A DANÇA! Nunca almejei os primeiros papeis, conquistei todos eles me esforçando e procurando melhorar meus talentos que tinha com muito trabalho e esforço.

E mesmo agora aos quase 98 anos e olhando para trás NUNCA LAMENTEI as lutas que me levaram a ser bailarina e continuo afirmando meu PROFUNDO AMOR A DANÇA! 


Tatiana Leskova