Três bailarinos se despedem da Cia. Jovem

Nesta sexta-feira, às 19h, na sede da Escola Bolshoi, acontece a Gala Despedida, onde os bailarinos Kamila Abreu, Safira Sacramento e Luiz Xavier se apresentam no palco da Agrippina Vaganova, encerrando um ciclo de grandes aprendizados e celebrando suas conquistas. O evento é gratuito mas as vagas são limitadas.

A partir do segundo semestre, os bailarinos se despedem da Cia. Jovem Bolshoi Brasil e embarcam para novos desafios profissionais nos palcos internacionais. Foi na Escola Bolshoi  que eles se prepararam e caminharam em busca deste sonho. Agora, eles embarcam para grandes mudanças. Kamila Abreu, vai para os EUA, na Cia. da Flórida, Safira Sacramento, para a Áustria, na Cia. Landestheater e Luiz Xavier, para a Rússia, no Teatro Estatal de Ópera e Ballet de Voronezh.

Kamila Abreu

A catarinense Kamila Abreu nasceu em São José e aos 11 anos iniciava sua trajetória na Escola Bolshoi. Formou-se em 2015 e passou a ingressar a Cia. Jovem, onde atua até hoje. Em 2016, se tornou professora de dança clássica da primeira série feminina, e atualmente tem a desafiadora rotina de dançar nos palcos e dar aulas de ballet clássico para a 1ª série. Aos 23 anos, Kamila está de malas prontas rumo aos Estados Unidos, onde passa a integrar a Companhia da Flórida ainda em 2019.

Em sua trajetória, durante os 12 anos na Escola Bolshoi, interpretou balés como “Don Quixote”, “O Quebra-Nozes”, “Giselle” e “Raymonda”. Foi convidada para participar como bailarina da estreia do balé “Swan Lake”, coreografia de Peter Breuer, na Áustria. Atuou ao lado de estrelas como Natalia Osipova, Elena Andrienko, Ivan Vassiliev, Andrey Bolotin, Andrey Uvarov. Além de dar aula de dança clássica, Kamila também ministra cursos e workshops.

Luiz Xavier

Luiz Fernando Xavier, 20 anos, veio do interior de São Paulo, e trouxe sua família junto para viver o sonho de se tornar bailarino profissional na Escola Bolshoi.

Ainda criança, se mudou para Araraquara, onde ingressou em um projeto complementar multidisciplinar. A princípio, seu foco não era a dança e sim outras disciplinas, como a capoeira e artes marciais. Após aproximadamente quatro anos, o balé clássico o cativou, e então ele entrou em uma escola de balé. Vendo que era isto que pretendia ter como carreira, dedicou-se ao máximo e prestou uma audição para a Escola Bolshoi. Após a mudança e anos de dedicação, se formou em 2018 e ingressou na Cia. Jovem Bolshoi Brasil no ano seguinte. A alegria em dançar nos palcos como profissional sempre incentivaram Luiz a seguir em frente, mesmo diante das dificuldades. E graças a muito trabalho e determinação, neste segundo semestre, o jovem se muda para a Rússia, com sua namorada, a bailarina Larissa Dal Santo, também formada pela Escola Bolshoi, para o inicio de uma nova etapa: dançar no Teatro Estatal de Ópera e Ballet de Voronezh.

Além de um legado consistente como aluno e profissional, Luiz foi também inspiração ao seu irmão mais novo, Murilo, aprovado na Seleção de 2018 e aluno da Escola Bolshoi. “O apoio de nossa família foi sempre fundamental para nossas escolhas e durante todo processo de mudanças, pois, enquanto para o Murilo é um momento de descobertas, pra mim, é de transformação”, completa o Luiz.

Safira Sacramento

Safira Sacramento, 19 anos, é natural de Salvador/BA. Ingressou na Escola Bolshoi em 2015, onde se formou em Dança Contemporânea, e desde 2018 atua na Cia. Jovem Bolshoi Brasil. A bailarina, que se despede dos palcos brasileiros neste 2º semestre, inicia um novo ciclo profissional na Cia. Landestheater, na Áustria, onde já dançam nossos ex-alunos Edward Nunes e Julie Endo.

A arte faz parte da vida de Safira desde a gravidez de sua mãe, que é bailarina.  Vinda de uma família de artistas, onde o pai é músico, fez com seu contato com a dança estivesse sempre presente. Ainda criança, acompanhava a mãe nas aulas de Técnica Silvestre e Simbologia dos Orixás, assistindo tudo e despertando, gradualmente, o interesse nas aulas, no ballet e em várias modalidades de dança. Seus primeiros passos foram na FUNCEB - Fundação Cultura do Estado da Bahia, e lá teve a oportunidade de conhecer várias modalidades de dança, como dança moderna, dança popular brasileira, dança afro, danças urbanas e capoeira. Dançou também na Companhia de DPR, onde teve a oportunidade de viajar para vários lugares do Brasil. Dançou no Castelo da Dança, onde fez dança clássica e contemporânea.  Aos 11 anos, fez apresentações atuando como cantora e bailarina, fazendo improvisações de dança, com a Banda de seu pai, Nei Sacramento.

Ainda em Salvador, criou um grupo de dança com as amigas, o CIC - Conjunto de Intérpretes Criadores, que sempre participava de festivais. Foi no “Ballace”, em Camaçari, que Safira despertou o desejo de estudar na Escola Bolshoi, tendo como referência o também baiano Diego Cunha, ex-aluno da instituição e bailarino em Salzburg, na Áustria. Ela fez o teste, foi aprovada, e entrou no 6º ano de dança contemporânea. Além de dançar em diversos palcos com a Cia. Jovem, Safira participou do Kulture Kaos, grupo de Danças Urbanas, onde teve a oportunidade de participar do Festival de Dança de Joinville e receber a premiação de primeiro lugar e indicação a melhor bailarina do festival.

O que: Espetáculo de despedida dos bailarinos Kamila, Luiz e Safira

Quando: Sexta-feira, 12 de julho

Local: Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

* Evento gratuito com vagas limitadas