Nesta semana iniciam as comemorações da 8ª Semana da Consciência Negra. Para celebrar esta data, que acontece no dia 20 de novembro, a Casa da Vó Joaquina e parceiros inauguram a exposição “África em Nós”, que faz homenagem à Maria Padilha e a exposição “Negras Sim”, no Hall de entrada da Escola Bolshoi. O lançamento é nesta terça-feira, 8 de novembro, às 10h, na sala Agrippina Vaganova.
A Semana da Consciência Negra visa conscientizar, por meio da cultura e debate, sobre os povos afrodescendentes sensibilizando a sociedade e o governo para políticas públicas que valorizem suas expressões culturais. A exposição “#NEGRAS SIM” é um movimento de lente e flash, que retrata a identidade e apoderamento da beleza na maior diversidade possível. Negras Sim, tem objetivo de tornar visível a beleza rara, linda e maravilhosa da nossa mulher negra de Joinville/SC.

Na programação de lançamento, acontecem apresentações culturais e artísticas de Escolas Municipais de Joinville, uma exposição fotográfica do projeto pedagógico "Sou negro, sou feliz assim", do fotógrafo Rony Costa, BRASILIDAR”, a exposição “Negras Sim” e o lançamento da terceira edição da exposição “África em nós”, neste ano homenageando “MARIA PADILHA”, com direção artística de Jessé Cruz.
Este ano a Semana da Consciência Negra agrega à sua programação todos os vínculos de homenagens, eventos realizados por várias localidades da cidade de Joinville, criando dessa forma a primeira teia de fazeres e saberes para a fomentação com a Cultura Afro Brasileira em todas suas vertentes, permeando-se pelas artes como Dança, Teatro, Música, Exposição, Fotografia, e pela Educação que se torna uma forma mais coerente para inter-relacionar as temáticas hoje vividas pela cultura negra no Brasil com ênfase na cidade de Joinville.

Lançamento da Semana da Consciência Negra
Data: 08/11/2016