Bolshoi Brasil faz ação social em 2 clínicas de Curitiba/PR

Na última quarta-feira, 4 de setembro, a Escola Bolshoi viajou para Curitiba/PR, para realizar uma ação social no Unirim e no Instituto do Rim do Paraná, levando a arte para pacientes da hemodiálise.

Na ocasião, 15 alunos do 6º ano da instituição, sob orientação da professora Bruna Lorrenzzetti, realizaram quatro apresentações artísticas, que contemplavam dança, música, teatro e poesia. Para deixar aquele momento ainda mais especial, os alunos interagiram com os pacientes, que são obrigados a ficar quatro horas, quase todos os dias, nas sessões. Abraços, sorrisos, palavras e afeto foram distribuídos pelas salas e pelos corredores, em uma grande corrente de amor e cidadania.

A médica nefrologista Michelle Oliveira Mota, que teve a iniciativa em levar a Escola Bolshoi até Curitiba, não conteve sua emoção ao relatar a reação dos pacientes “o trabalho desenvolvido foi inesquecível, lúdico, humano, de uma generosidade imensa com os pacientes. Não temos palavra pra descrever nossa gratidão. Inundação de cultura, para alguns que nunca tinham visto balé, ou uma bailarina nas pontas. Eles estavam encantados, com lágrimas nos olhos e sorriso no rosto. Foi emocionante”, conclui Michelle. Ela ainda diz que a Clínica Unirim tem consciência sobre a ajuda que a humanização hospitalar traz aos pacientes. E por isso desenvolve estas atividades artísticas no próprio local de atendimento: “É importante ter empatia com os pacientes. Por isso fazemos estas ações sociais de valorização do ser humano”, acrescenta. Os pacientes tem uma rotina difícil, imposta pela doença renal. E passam por sessões de hemodiálise três vezes por semana. 

Fomentar e democratizar a cultura é um dos papeis do Bolshoi no Brasil, desenvolvendo atividades que contribuem para o desenvolvimento dos alunos como cidadãos e artistas e  disseminando a arte e a dança.



Fotos de Manuela Schneider