Os palcos europeus ganham mais uma brasileira a partir de agosto de 2018. A bailarina da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, Geovana Peres, 20 anos, natural de São Paulo, é a nova contratada da Cia. Thuringer Staatsballett, da cidade de Gera, na Alemanha.

Em fevereiro desde ano, Geovana fez algumas audições na Europa, entre elas  a de Thuringer. Sua atuação, desenvoltura e amadurecimento artístico chamaram a atenção dos professores. A surpresa chegou em maio com o convite oficial da diretora da Cia. Thuringer Staatsballett, Silvana Schröder.  O contrato é imediato com inicio no final de agosto, onde a bailarina já integra a próxima temporada. A Cia. europeia possuiu seu próprio teatro, com orquestra, ópera e balé.

Geovana se formou em 2017 na Escola Bolshoi e foi contratada para a Cia. Jovem.  Por ser uma bailarina versátil, interpretou vários balés do repertório da Escola Bolshoi, do clássico ao contemporâneo, se destacando em Valsa Moszkowsky  e Linha Vermelha. Agora inicia sua carreira profissional fora do país, mas sonha alçar voos ainda maiores. “O Bolshoi Brasil é, sem dúvidas, a base forte para que eu possa continuar construindo e concretizando meus sonhos como bailarina profissional. A felicidade é enorme de estar dando mais um passo ruma a realização de tantos sonhos que eu ainda tenho! Gratidão à família Bolshoi para sempre! Espero que  eu possa amadurecer ainda mais e alçar voos ainda maiores, além de conhecer uma nova língua e cultura”, comenta Geovana Peres.

Atualmente 20 bailarinos brasileiros, formados no Bolshoi Brasil, atuam em companhias da Alemanha. Geovana irá somar ao time de bailarinos profissionais. Junto com ela parte também o ex-bailarino da Cia. Jovem, Marcos Vinicius dos Anjos, que também foi contratado pela Cia. Thuringer Staatsballett, da cidade de Gera.

A história de Geovana

Começou a fazer balé por influência do irmão gêmeo, que ficava depois da escola no futebol e ela o aguardava, então, optou por assistir as aulas de balé. Foi instantâneo: se apaixonou e pediu para a mãe que a matriculasse no balé. Desde então,  não parou mais. A dança se tornou parte de sua vida, do seu cotidiano, do convívio social. “Vivo para essa arte linda, é o que me move por completo desde quando eu acordo até a hora que eu vou dormir, é um entrega diária, sacrifícios, mas tudo pela dança, afinal ela me retribui de uma maneira tão gratificante que no fim tudo isso é nada perto dessa relação de amor!”, completa a bailarina.

Escola Bolshoi

Instalada na cidade de Joinville, no Estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial do Teatro Bolshoi de Moscou no mundo, tem transformado vidas de crianças e jovens. A sua missão é formar artistas cidadãos.

Seus alunos, vindos de vários cantos do país e do exterior, em sua maioria, provenientes dos extratos menos favorecidos da sociedade, recebem 100% de bolsa de estudo e benefícios que garantem uma formação de excelência, e proporcionam um futuro mais digno. O Bolshoi Brasil é um grande celeiro de talentos, 72% dos bailarinos formados atuam no mercado mundial da dança.

A Escola Bolshoi é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que recebe apoio do Governo e dos Amigos do Bolshoi, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis e comprometidas com a causa, que apoiam a instituição por meio de serviços prestados pro bono e aportes financeiros, com ou sem incentivos fiscais.