A alimentação saudável é uma preocupação cada vez mais constante no dia a dia das pessoas. Os cuidados não se restringem à questão física: equilíbrio entre corpo e mente também transforma a vida de muita gente. Por isso, o conceito de alimentação saudável vai além de seguir uma dieta rigorosa, restritiva ou monótona. A criatividade na elaboração dos cardápios tem transformado dietas em grandes banquetes. A nutrição se tornou um caminho atrativo para encontrar opções que tornem o dia mais produtivo e a vida mais plena.
A nutricionista Fernanda Couto Coelho comenta que um dos principais ingredientes para uma alimentação saudável é a variedade: “Quanto mais variada for a escolha dos alimentos, melhor a oferta de nutrientes, o que, potencialmente, enriquece o seu dia alimentar”. A nutricionista pontua alguns cuidados necessários: “O café da manhã é a principal refeição; procure se alimentar a cada três horas; hidrate-se constantemente ao longo do dia; coma duas a três frutas diferentes ao longo do dia; faça boas escolhas de vegetais tanto no almoço quanto no jantar”.
Além da alimentação equilibrada, a atividade física é uma grande aliada na melhoria de todos estes fatores. São muitos benefícios: diminuição do estresse e da ansiedade, melhora no humor, maior coordenação motora, prevenção de doenças, manutenção da boa forma, eliminação de excesso de peso e aumento da massa muscular.
Fernanda explica que para os bailarinos, indivíduos fisicamente ativos, é preciso atenção e cuidados redobrados quando se fala em alimentação: “O ideal é consumir cereais, leguminosas, verduras, frutas, legumes, carne, leite e derivados diariamente. A água deve ser ingerida durante e após a atividade. Depois das aulas de balé, procure consumir carboidratos e proteínas (magras) para recuperação e aumento da massa muscular. As quantidades são diferentes para cada pessoa, seja ou não bailarina, por isso estas orientações não substituem uma análise completa do profissional nutricionista”.