A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta o espetáculo Tchaikovsky em Dança, nos dias 17 e 18 de abril, em duas sessões, às 20h, no Teatro Juarez Machado, em Joinville. Os ingressos estão à venda no site www.enjoyticket.com.br e na secretaria da Escola Bolshoi, a partir de R$20,00. O espetáculo tem patrocínio do Ministério da Cultura. 


O público fará uma viagem pelos trechos de grandes clássicos do balé mundial como “A Bela Adormecida”, “O Quebra-nozes” e “O Lago dos Cisnes”, todos com músicas de Tchaikovsky. São obras que encantam pessoas a centenas de anos, e continuam conquistando as novas gerações. Histórias interpretadas com a leveza dos passos de lindos cisnes, a alegria contagiante de personagens de uma viagem pelo mundo, somados ao amor de príncipes e princesas que nos transportam ao reino da imaginação.  


Tchaikovsky


O compositor russo, Tchaikovsky, nasceu no dia 7 de maio de 1840, na cidade de Votkinsk. Com cinco anos já dedilhava o piano e aos sete já compunha. Em 1850, a família foi morar em São Petersburgo, onde o jovem se encantou com o teatro e os concertos. Antes de se tornar músico, ele cursou a Escola de Direito de São Petersburgo, e atuou no Ministério da Justiça por alguns anos. Mas desde o início, sua paixão pela música falava mais alto. E foi aos 20 anos que Tchaikovsky entrou para o Conservatório de São Petersburgo, onde estudou composição, piano e flauta. Em 1866, virou professor do Conservatório de Moscou, e começou a compor sua primeira obra relevante: a sinfonia “Sonhos de Inverno”. "Nunca estou longe do piano, me alegra quando estou triste", disse Piotr Il'yitch Tchaikovsky, o compositor russo mais conhecido do planeta.


Entre suas composições mais famosas destacam-se as músicas dos Balés O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta e a Bela Adormecida. 


Formação de Plateia


Na tarde do dia 18 de abril, às 15h, no Teatro Juarez Machado, a Escola Bolshoi apresenta o espetáculo gratuito de “Formação de Plateia”. É uma contrapartida social, que traz crianças da rede pública de ensino e pessoas com deficiência para prestigiar o espetáculo. Um momento único onde plateia e artistas se unem em prol da solidariedade, inclusão, arte e cultura. Esse evento é gratuito e com reservas antecipadas para escola públicas e grupos prioritários via produção da Escola Bolshoi.