Na segunda-feira, 29 de novembro, iniciaram as avaliações de Dança Clássica, para todos os alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Outras disciplinas já iniciaram as últimas provas de 2021 nesta semana. Das aulas práticas às teóricas, do piano às avaliações físicas, este é um momento especial, que exige muita atenção e concentração de todos os envolvidos, pois é hora de mostrar o conhecimento adquirido ao longo do ano. Uma prática que contempla a vida de um bailarino na formação e no desenvolvimento do artista-cidadão.

O resultado deste trabalho é também de suma importância para os professores e pianistas, que transformam suas avaliações em grandes espetáculos, digno de muitos aplausos. Para os professores, a preocupação é com toda a técnica e sincronia que elevam os resultados obtidos por seus alunos. Existe uma grande pesquisa por parte de cada mestre para poder explorar toda criatividade e amor à arte. Os pianistas estudam um repertório diferenciado, fazendo adaptações para os movimentos para que eles sejam absolutamente harmônicos entre melodia e ritmo. Aos que prestigiam, dá pra sentir que a música faz bem para a alma, que fala diretamente com as emoções.

Mais um ano está terminando, e o desejo da Escola Bolshoi é que os bons momentos da vida, feitos de tudo que é forte, simples e belo, como um olhar, um sorriso, um gesto de amizade, sejam ensinados e cultivados. Muitos desafios foram vencidos e outros objetivos foram lançados. Este é o fim de mais um ciclo, rumo a um novo ano, que venha repleto de dias melhores.