Segunda-feira é dia de compartilhar informação, com textos feitos pelos nossos Amigos do Bolshoi.

E no retorno de férias, compartilhamos o texto da patrocinadora Nidec Global Appliance, que traz um tema atual e de grande relevância na contribuição do meio ambiente.

Confira.

“PALAVRA DE AMIGO”

Novas tecnologias na refrigeração contribuem para o meio ambiente

Fabian Fagotti, pesquisador na Embraco

A Nidec Global Appliance, empresa global que promove qualidade de vida por meio de soluções inovadoras para refrigeração, se preocupa constantemente com o cuidado com o meio ambiente. Há 25 anos, a companhia iniciou os estudos para utilização de fluidos refrigerantes naturais. Ao longo dos anos, incluiu em seu portfólio compressores herméticos aptos a utilizar refrigerantes de baixo impacto ambiental em todos os continentes. Um dos exemplos é o isobutano (R600a), utilizado em aplicações domésticas.

Quando comparado aos fluídos tradicionais, o isobutano utiliza apenas a metade de carga. Além disso, possibilita um melhor desempenho nos compressores, trazendo estabilidade na partida e menores níveis de ruído, impactando na eficiência dos sistemas de refrigeração. Para os consumidores, isso se reflete diretamente na diminuição da conta de luz.

Hoje, a adoção dos refrigerantes naturais é um dos principais fatores de sustentabilidade ambiental do segmento. Esta ação leva a resultados reais na recuperação da camada de ozônio. Estudos mostram reabilitação da camada de ozônio nos Polos do Planeta, chegando a reverter 1-3% em cada década em algumas partes do planeta.

Outro ponto que começa a ser discutido se relaciona à conservação dos alimentos. Em 2011, uma pesquisa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura dos Estados Unidos demonstrou que um terço da produção de alimentos é desperdiçada todo ano. Pesquisas recentes relacionam as flutuações de temperatura com características que melhorem o desempenho dos refrigeradores quanto a este aspecto.

Os pesquisadores procuram uma forma eficiente de controlar tais flutuações de forma efetiva, uniformizando a temperatura em todo o interior do refrigerador. A inovação vem do desenvolvimento de sistemas de controle mais inteligentes, baseados no padrão de uso do produto por parte do consumidor final e otimizações na topologia do sistema de distribuição de ar e do próprio gabinete do refrigerador.

Outra tecnologia importante adotada pela Embraco é a velocidade variável (inverter). Compressores desse tipo funcionam adaptando a velocidade de trabalho à carga térmica. O inversor, por sua vez, acelera a refrigeração, também contribuindo para a preservação de alimentos. São diferentes da tecnologia on-off, que acaba trabalhando no limite e ligando e desligando várias vezes durante sua utilização.

Por esses motivos, quando escolher um novo refrigerador analise além do preço. Verifique o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), para observar a eficiência energética e se o aparelho é dotado de refrigerante natural. Além disso, sempre opte pela tecnologia inverter. Levando essas características em conta, além de economizar na conta de luz, você estará contribuindo para o meio ambiente.