Bolshoi Brasil oferece Certificação Especial aos cursistas dos cursos de Metodologia Vaganova Bolshoi Brasil

A Escola Bolshoi, a partir de 2021, dá início ao processo de Certificação Especial aos cursistas dos cursos de Metodologia Vaganova Bolshoi Brasil. Os cursistas que tenham completado os Módulos de Introdução até o 3º ano, são aptos a prestar a 1ª Certificação Especial – Turmas Iniciantes, que permite que os aprovados tenham o aval para aplicar a metodologia Vaganova Bolshoi Brasil, por 5 anos.

A Certificação Especial consiste em um teste, com banca avaliadora composta por professores da Escola Bolshoi, que irá avaliar a desenvoltura, a didática e a aplicação correta do método em sala de aula. Os aprovados terão seu nome creditado no site da Escola Bolshoi, que possibilita a garantia do uso do Método Vaganova Bolshoi Brasil.

A Certificação

O método descrito e sistematizado por Agrippina Vaganova é dividido em oito anos de estudos. Uma das características principais do método é justamente a forma gradual e lógica que a técnica é construída pelo professor nos corpos de seus alunos; desde os primeiros passos do bailarino até a sua formação enquanto profissional.

Os oitos anos de estudos, na metodologia Vaganova Bolshoi Brasil, são divididos em três etapas, de acordo com seu objetivo técnico e artístico:

1ª Certificação Especial - Turmas Iniciante: Composta pela introdução geral ao método, seguida dos três primeiros anos de ensino, onde a tarefa principal é a construção do corpo do bailarino para a prática do Ballet Clássico, além da assimilação dos movimentos básicos para o desenvolvimento no método.

2ª Certificação Especial – Turmas Intermediárias: Período de estudo equivalente ao 4º e 5º ano de aprendizagem, que é responsável pelo desenvolvimento da resistência física do bailarino, além de habilidades muito específicas como a técnica de giros, início do estudo dos grandes saltos e maior grau de dificuldade no conteúdo de pontas.

3ª Cerificação Especial – Turmas Avançadas: Conhecido como Curso Técnico, os três últimos anos de estudos, 6º, 7º e 8º ano, responsáveis pelo amadurecimento técnico e artístico dos bailarinos. Dotado de um elevado grau de dificuldade, o professor é responsável por desenvolver seu aluno no seu potencial máximo, tornando o bailarino preparado para o mercado de trabalho com excelência técnica.

A Cerificação Especial não é obrigatória. Ela é uma forma de reconhecer o esforço dos cursistas e afirmar seu diferencial técnico e pedagógico. Aqueles que não realizarem essa certificação continuam, ao final dos módulos, recebendo o certificado de curso livre concedido pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.