Bolshoi Brasil participa da Feira do Livro com apresentações especiais

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é uma das atrações da Feira do Livro de Joinville do ano de 2018. Nos dias 8, 13 e 15 de junho os bailarinos da Cia. Jovem apresentam trechos de renomados balés aos amantes da literatura.

No dia 8 de junho, às 15h, no Teatro Juarez Machado, os bailarinos realizam uma participação especial com quatro coreografias e em seguida acontece a palestra com Walcyr Carrasco.

A coreografia “A Morte do Cisne” promete emocionar o público. Este solo tornou-se um dos mais famosos solos de balé e também o mais famoso de Anna Pavlova, para quem Fokine coreografou. A peça, de apenas dois minutos, conta a história do ultimo vôo de um cisne, antes de sua morte. Criada em 1907, com música de Saint Saens, a coreografia tem como passo básico o pas de bourrée – simples sob o ponto de vista da técnica de pontas, mas cada movimento do torso e dos braços exige uma tal capacidade de expressão, com dramaticidade e emoção de vôo, que torna esta performance dificílima e de uma beleza única. Na ocasião, o solo será interpretado pela bailarina da Cia. Jovem Maitê Nunes, que acaba de ser contratada pelo Teatro de Perm, na Rússia.

Nesta tarde, acontece ainda a estreia da coreografia “Côngruo”, de autoria e interpretação dos bailarinos Safira Sacramento e Pedro Tayette. Das experimentações feitas a partir da mescla de estilos, a coreografia foi composta para dar vida ao conceito de congruência. A música e o desenvolvimento coreográfico reforçam a ideia de dois corpos diferentes que entram em harmonia durante a cena.

No dia 13 de junho, às 14h30, no Palco do Expocentro Edmundo Doubrawa, a Cia. Jovem faz apresentação com coreografias marcantes, como “Valsa Moszkowski”, que exige sincronismo dos bailarinos, força e técnica; “Rebelle”, um olhar contemporâneo da obra de Bizet, “Carmem”, interpretada  bailarina Safira Sacramento.

No dia 15 de junho, a participação especial da Escola Bolshoi é na abertura do “Painel: Tendências da Educação Profissional”, do Núcleo de Escolas de Educação Profissional da ACIJ - Associação Empresarial de Joinville, no Teatro Juarez Machado, às 19h, com o Solo “Carmem”. O painel acontece em comemoração ao 23º Aniversário do Núcleo, do qual a Escola Teatro Bolshoi no Brasil faz parte como empresa nucleada.

Foto de Vanderleia Macalossi