A formação completa de um bailarino é muito mais do que dançar. É preciso ter sensibilidade artística, senso estético, ouvidos apurados, ritmo, exatidão nos movimentos. E para que isso aconteça, a música e a dança devem estar intrinsecamente ligadas.

Na Escola Bolshoi a música é levada muito a sério. Todos os alunos têm aulas de música, em todos os anos do curso. As disciplinas de Rítmica, Educação Musical, Piano e Literatura Musical são estruturadas, organizadas e adequadas pelo Núcleo Musical, formado por pianistas qualificados e experientes.

Outro diferencial é a presença de um pianista nas aulas de dança. Ele adapta a música de acordo com os movimentos executados pelos alunos. Isso significa adequar tanto o caráter da música como a sua articulação, seu andamento ou até mesmo a sua dinâmica, escolhendo peças de um repertório variado ou compondo músicas de acordo com o que for pedido. O resultado é uma fusão entre os passos da dança e a música. Traduzindo os movimentos em sons, o pianista transforma a aula em verdadeira experiência estética, onde música e dança se fundem tão profundamente que parece não haver distinção entre um e outro.

Arte e excelência caminham juntas, tanto na dança quanto na música, e o reflexo está nos profissionais, na infraestrutura e nos materiais didáticos. Tudo para, no fim, priorizar aos alunos o melhor, para que se tornem verdadeiros artistas cidadãos pensantes.

Texto: Karina Menezes

Pianista_Karina