Escola Bolshoi realiza Seleção Nacional com vagas para 2022

Entre os dias 05 e 06 de novembro, a Capital Nacional da Dança recebe crianças de 13 estados brasileiros para concorrer a uma bolsa de estudos na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Devido a pandemia, a pré-seleção aconteceu novamente de forma online, e também com etapas presenciais nas cidades de João Pessoa/PB, Rio de Janeiro/RJ, Florianópolis/SC e nas escolas da rede pública de Joinville/SC, por meio de ações que atenderam projetos sociais e crianças de risco social.

A retomada das pré-seleções foi feita de forma cautelosa, por meio de parcerias realizadas com a Escola Bolshoi. No Rio de Janeiro, a escola contou com o apoio do Instituto Arteiros e da Empresa Rosatom. Em João Pessoa, a parceria foi retomada com a Prefeitura Municipal e toda a equipe da Secretaria de Educação. Em Florianópolis, com a Escola de Samba Unidos da Coloninha e a Fundação Catarinense de Cultura, e em Joinville, com a Prefeitura Municipal.

Nesta etapa, da pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.

No total, 170 crianças, de 13 estados brasileiros, nascidas entre os anos de 2010 a 2012, participam da etapa presencial, na sede da Escola Bolshoi, em Joinville/SC. Os candidatos são oriundos dos estados de RN, BA, PB, SC, RS, PR, MG, DF, MS, PA, AP, RJ e SP.

A maior seleção de dança do país

A Seleção para novos alunos – vagas 2022 consiste em duas etapas: a médico-fisioterápica quando fisioterapeutas, médicos e professores de educação física analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura, articulações. A segunda é a artístico-musical e cognitiva quando profissionais da dança, músicos e professores avaliam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.