Pela primeira vez, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, ministrou cursos da técnica russa, aplicada pelo Bolshoi Brasil, durante o Festival de Dança de Joinville.
Seis cursos foram disponibilizados para bailarinos e professores: Balé Clássico iniciante e intermediário, Variações de Repertorio, Dueto e Introdução ao Método Vaganova Bolshoi Brasil. Todos os cursos com certificado via Bolshoi Brasil.
O curso mais esperado por todos foi o de Introdução ao Método Vaganova, ministrado pelos professores da Escola Bolshoi, Maikon Golini e Anna Koblova, com duração de 16 horas aulas. A metodologia foi repassada desde as séries inicias até o último ano. Para facilitar o entendimento, foram disponibilizadas apostilas e os alunos da instituição realizam os movimentos solicitados, durante as aulas, exemplificando a teoria aplicada. Outro grande diferencial foi que as aulas estavam sendo acompanhadas com música ao vivo, com a pianista da instituição, Medely Dib.

Segundo Maikon Golini, o curso, Introdução ao Método Vaganova Bolshoi Brasil - para Professores, teve a intenção de proporcionar um panorama sobre o método russo que hoje vem ganhando força no cenário brasileiro. “A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, como única filial do Teatro Bolshoi fora Rússia, teve como objetivo repassar a metodologia Vaganova, em um primeiro módulo, para todos aqueles que buscam a profissionalização e conhecimento da arte do movimento clássico. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilita aos cursistas novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da linguagem corporal, que contribuirá para o processo de ensino aprendizagem”.
A cursista Maria Amaral, que veio de Telemaco Borba/PR, e é professora há 40 anos, atualmente da Escola Municipal de Danças de Telemaco Borba, diz que é um sonho fazer parte deste primeiro curso. “Sempre quis conhecer os detalhes dessa técnica. Aprendia em livros e vídeos. Mas ao vivo, com uma professora russa e um professor formado pelo Bolshoi Brasil, exemplificando passando orientações, a harmonia do movimento, a limpeza, onde estão as diferenças da evolução do método, é um premio. Estou realizada”.
Entre professores cursistas, estavam bailarinos, que almejam se tornar mestres e buscam a especialização oferecida pelo Bolshoi Brasil. Dante Saldanha, de Porto Alegre/RS, é estudante de Dança Clássica, e reconhece que o curso é uma grande oportunidade. “Estou aprendendo o olhar que o professor deve ter com o aluno. Eu recomendaria o curso para professores que dão aulas para rever e se reciclar e como aluno, a partir de agora, vou me corrigir e ter percepções da técnica em meus trabalhos”.

Metodologia Vaganova

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil utiliza o método Vaganova, criado no século XX pela bailarina russa Agrippina Vaganova. Nele, busca-se o aprendizado de forma gradual e enfatiza-se a consciência corporal do aluno a cada movimento.
Vaganova utilizou a fluidez e expressividade dos braços e torsos do método francês e os giros e saltos virtuosos do método italiano, e desenvolveu um estudo bem planejado. Entre as peculiaridades estão o desenvolvimento da força da parte inferior das costas, a plasticidade dos braços e o desenvolvimento da força, flexibilidade e expressividade necessárias ao estudo do balé. A ênfase é para que se dance com o corpo inteiro, ao invés de executar movimentos mecânicos. O resultado: bailarinos que deslumbram o público tanto por sua graça quanto por sua bravura.
O método é aplicado nas escolas e companhias da Rússia e foi adotado na Europa, América do Norte e outras regiões do mundo. Entre os bailarinos formados pelo método Vaganova podemos citar Rudolf Nureyev, Mikhail Baryshnikov, Nathalya Makarova, Galina Ulanova, Marina Semyonova, Vladimir Vasiliev, Ekaterina Maximova e as atuais estrelas do balé mundial Svetlana Zakharova, Maria Alexandrova, Nikolai Tsiskaridze, Yuri Klevtsov e Natalia Osipova.0