No mês de setembro a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil recebeu o professor, coreógrafo e diretor do Grupo Sarandeiros, Gustavo Côrtes, especialista em Danças Populares Brasileira, e a bailarina e coreógrafa, coordenadora de ensaios do Grupo Sarandeiros Luiza Rallo. Durante esse período, os alunos do 2º ao 5º ano da Escola tiveram a oportunidade de participar de oficinas focadas em Danças Populares Brasileiras.


O resultado dessas oficinas será apresentado no espetáculo Gala Bolshoi 2023, no dia 20 de setembro no Teatro Juarez Machado em Joinville, às 19h e 21h. Em um repertório eclético o público verá apresentações de balé de repertório, dança contemporânea e vai assistir em primeira mão toda a beleza das danças brasileiras, com as coreografias Sinhazinha da Fazenda, Sirimbó e Boi Bumbá de Gustavo Côrtes e Luiza Rallo.


A inclusão das Danças Brasileiras no repertório da Escola Bolshoi enriquece a experiência dos alunos, contribuindo para a preservação e divulgação da cultura brasileira. Essa integração cultural é uma manifestação do compromisso da escola com a diversidade e a excelência artística, formando bailarinos versáteis e completos prontos para o mercado internacional da dança.


O espetáculo acontece em duas apresentações, uma às 19 horas e outra às 21 horas, os ingressos estão disponíveis no site www.enjoyticket.com.br ou na Recepção da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil por R$40 + taxas administrativas ou a meia entrada por R$ 20 + taxas administrativas.


Sobre Gustavo Côrtes

Bailarino, professor e coreógrafo especializado em Danças Populares; Graduado em Educação Física e Fisioterapia. É diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Mestre em Educação na UFMG e Doutor em Artes, pela UNICAMP.   É o diretor do Grupo Sarandeiros desde 1997, com 16 turnês Internacionais (Representando o Brasil em festivais no Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Equador, Argentina, Itália, França, Espanha, Catalunha, Portugal, Bélgica, Holanda, Alemanha e Bulgária), e diversas premiações. 


É autor de diversos trabalhos sobre Danças Brasileiras, e publicou os livros: Dança, Brasil!, festas e danças populares ( 2000); Rituais e Linguagens da Cena: Trajetórias e Pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade ( 2012) e o Dança, Educação, Lazer e Arte, nos Percursos de Pesquisa do Grupo Edudança (2019).


Sobre Luiza Rallo Jardim

É bailarina e coreógrafa de Dança popular Brasileira, Luiza integra o grupo Sarandeiros desde 2001. Em 2009 iniciou como professora dos grupos mirim, infantil e Juvenil, onde permanece até hoje, dando aulas para alunos de 12 a 17 anos. Desde 2017, atua como Coordenadora de Ensaios do Grupo Adulto do Sarandeiros, sendo parte da Direção Artística e auxiliando na preparação para os espetáculos.