A Escola Bolshoi já esteve em quinze cidades do Brasil realizando pré-seleções, que tiveram cerca de 1.800 inscritos. Nesta etapa, os candidatos passaram por uma primeira avaliação, na qual profissionais da instituição se deslocaram até estas cidades para realizar o teste. Os candidatos com maior potencial, naquele momento, são indicados a estar na seleção anual que acontece em outubro, na sede da Escola Bolshoi, em Joinville/SC. A ideia é permitir que mais pessoas participem desse processo e encontrar talentos nos diversos cantos do Brasil.

Candidatos que pretendam ingressar na única filial do Bolshoi fora da Rússia têm algumas opções, de acordo com idade e nível de conhecimento técnico em dança, para se tornar alunos. A pré-seleção, obrigatória, é a primeira etapa para os nascidos de 1998 a 2004. Para candidatos nascidos de 2005 a 2007 não é uma etapa obrigatória, mas uma maneira de oportunizar a participação de diversos aspirantes. Acontecem ainda, neste 2º semestre, as pré-seleções nas cidades de Araraquará/SP e Cabuí/MG, e os editais ficam disponíveis no site da Escola Bolshoi.

Aos candidatos que não puderem participar de uma das pré-seleções, podem se inscrever direto no site da Escola Bolshoi, atendendo às particularidades do edital, e tentar a participação na seleção em outubro.
Neste Brasil de tantos encantos, grandes talentos precisam ser desenvolvidos, e é pela arte que pequenos sonhadores se tornam grandes cidadãos.