Esse ano a Escola Bolshoi tem a honra de homenagear,  no dia 19 de junho, no Teatro Juarez Machado, em Joinville, o compositor, Piotr Ilitch Tchaikovsky, um dos grandes nomes da música russa.

Algumas das suas obras encontram-se entre as mais populares do repertório erudito musical. O compositor romântico russo compôs diversos gêneros musicais tais como sinfonias, concertos, óperas, obras para coro, música de câmara e dentre eles,  três grandes balés de repertório são de sua autoria.

Antes de atuar como compositor ele ingressou na universidade de direito, mas em 1863  decidiu dedicar-se exclusivamente à carreira musical. Opondo-se totalmente às expectativas da família, Tchaikovsky desistiu da  carreira jurídica e se matriculou no Conservatório de São Petersburgo, três anos depois, foi convidado para ser professor de teoria musical no Conservatório de Moscou.

Durante esse período  Tchaikovsky teve contato com  obras de grandes mestres da música e foi aluno de conceituados nomes como  Anton Rubinstein e Nikolai Zaremba. Logo, suas obras  começaram a ser reconhecidas e em consequência disso ganha fama e destaque.

Em 1876, o Teatro Bolshoi solicita que ele faça composições para balés. O Lago dos Cisnes, Op. 20, foi o primeiro balé de Tchaikovsky,  encenado pela primeira vez  no Teatro Bolshoi em Moscou em 1877. O balé A Bela Adormecida, Op. 66 teve sua estreia  em 1890 no Teatro Mariinsky em São Petersburgo e logo em 1891 seu último balé O Quebra Nozes, Op. 71.

Seu nome está entre os maiores compositores românticos, e um dos mais conceituados conservatórios de música do mundo, atribuiu seu nome a ele, o Conservatório Tchaikovsky de Moscou.

Sem dúvida, Tchaikovsky foi um compositor que contribuiu muito para o repertório clássico de balé além de promover a música russa, por isso, sua obra merece ser reconhecida e apreciada hoje e sempre.

Por essa razão, a Escola Bolshoi dedica essa apresentação, exclusivamente com obras históricas e lendárias, desse compositor no universo da dança.

Relato Biográfico de história da música, da professora Vanêssa Mota