Bolshoi Brasil leva a arte da dança à Curitiba em evento gratuito

A Cia. Jovem e os alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresentam o espetáculo Gala Bolshoi, em Curitiba/PR, na segunda noite da 9ª edição do Festival Mia Cara. O evento acontece no dia 30 de maio, às 20h, no Teatro Guaíra, e a entrada é gratuita. Os ingressos podem ser adquiridos no Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 04 - São Francisco/Curitiba) ou 2h antes do evento, na bilheteria do Guaíra, conforme disponibilidade de lugares.

Espetáculo Gala Bolshoi

O Espetáculo Gala Bolshoi é formado por um conjunto de coreografias diversificadas que fazem parte do repertório da instituição. As apresentações são compostas por dança contemporânea, dança folclórica e trechos de renomados balés de repertório que proporcionam ao público diferentes tipos de sensações e uma mistura de ritmos contagiantes.

O público vai prestigiar o desempenho de cerca de 35 bailarinos e alunos da Escola Bolshoi em variações conhecidas e aclamadas dos Balés “Don Quixote”, “Quebra-nozes” e “Raymonda”. A dança a caráter está representada nas coreografias “Pereplyas” e “Gopak” onde seus interpretes exibem força, energia e musicalidade.  No duo “Águas Primaveris”, a precisão e a agilidade dos bailarinos, provoca êxtase na plateia.  No II ato os bailarinos da Cia. Jovem apresentam “Kaori", obra contemporânea criada por William Almeida. O trabalho foi baseado em momentos marcantes da vida do coreógrafo, que buscou transmitir lembranças desde sua infância. Os bailarinos se revezam durante toda coreografia, em um balé de movimentações fortes e marcantes. As coreografias da Gala destacam o principal talento de cada um dos bailarinos, levando ao público o resultado do trabalho diário realizado pela instituição.

Festival Mia Cara

Evento dedicado a celebrar a cultura italiana, o Mia Cara está de volta em 2019 em sua 9ª edição! Será realizado entre os dias 29 de maio e 9 de junho em Curitiba, Florianópolis e Joinville! Com uma programação cultural totalmente gratuita, contempla música clássica, canto lírico, dança, música antiga, cinema, artes visuais. Também na programação evento gastronômico italiano no Museu Oscar Niemeyer dias 01 e 02 de junho.

A realização é da Embaixada da Itália no Brasil, do Consulado Geral da Itália em Curitiba, com produção de Lucia Casillo Malucelli, do Solar do Rosário, espaço particular de arte e cultura em Curitiba. O projeto foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania com patrocínio master da Havan.

Em Curitiba, A 9ª edição do Festival Mia Cara 2019 será realizada no Teatro Guaíra. Entre os destaques estão músicos italianos renomados, apresentação do Bolshoi Brasil, a exposição “2.8 Seta-Re” e uma mostra de cinema em homenagem a Luchino Visconti. Boa parte da programação é gratuita. Apenas a Feira Gastronômica, que acontece entre os dias 1º e 2 de junho cobra entrada, cujo valor vai de R$ 5 a R$ 10.

A Feira Gastronômica celebra sabores e delícias da Itália. Grandes chefs, restaurantes consagrados, aulas show e muitos sabores parte da Feira Gastronômica do Mia Cara, que ganha sua terceira edição dentro do evento. Doze expositores, incluindo também cafés e docerias, vão apresentar as delícias que fazem da comida italiana uma das mais celebradas do mundo, dias 1 e 2 de junho, das 11h às 18h, no Museu Oscar Niemeyer. Este é o único evento do Mia Cara que tem cobrança de ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Em clima de descontração, as delícia serão servidas em barraquinhas que permitem o contato direto entre seus criadores e o público.

No dia 29, às 20h, a abertura do evento será com a apresentação do violinista Francesco D’Orazio e do pianista Giampaolo Nuti, na Capela Santa Maria. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Capela 1h antes do espetáculo. Francesco D’Orazio já foi eleito o melhor solista da Itália. No repertório, inclui compositores clássicos como Igor Stravinsky e apresenta canções como “Sonata in Sol” de Maurice Ravel, “Due Pezzi” de Luciano Berio e “Improvviso n.2 ‘Un Diavolo Sentimentale'” de Nino Rota.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e a Companhia Jovem da escola fazem uma apresentação especial no Mia Cara 2019. No dia 30 de maio, às 20h, sobem ao palco do Teatro Guaíra com o espetáculo "Gala Bolshoi", que reúne 35 bailarinos para um repertório misto, de clássicos e contemporâneos. O evento tem entrada gratuita e faz parte da programação do festival de cultura italiana.

Serviço:

O que: Gala Bolshoi com alunos e bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Local: Teatro Guaíra | Evento Mia Cara

Dia: 30 de Maio, quinta-feira

Ingresso: Entrada Gratuita – Os ingressos podem ser adquiridos no Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 04 - São Francisco/Curitiba) ou 2h antes do evento, na bilheteria do Guaíra, conforme disponibilidade de lugares. Informações (41) 3225-6232.