Lançamento da Exposição – “A/R/Tografando Corpos Negros”

O pesquisador, artista e professor Jessé Cruz lançou ontem, 11 de novembro, a exposição “A/R/Tografando Corpos Negros”, que propõem apreciar, por meio das lentes de Rony Costa, o olhar para o corpo negro no balé clássico.  Para a conclusão do Mestrado, Jessé, realizou uma pesquisa, com os alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que exemplifica questões sobre o corpo negro no contexto de balé clássico.

“A Escola Bolshoi recebe todos os tipos de corpos, e esses corpos dentro da metodologia são enxergados. É uma escola multicultural, que valoriza a cultura negra, abrangendo o tema de educação, linguagem e estética da minha pesquisa”.

A exposição permanece do dia 11 a 14 de Novembro no Hall da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, e faz parte da programação do Mês da Consciência Negra 2019.

20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, sucinta questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.