O legado do Bolshoi para Santa Catarina

por Carlos Moisés da Silva, Governador do Estado de Santa Catarina

Existe um trabalho muito intenso por trás da leveza dos saltos ritmados de um corpo de bailarinos. A perfeição do balé é uma lição que se aprende com horas e horas de esforço, repetições, trabalho duro e amor à dança.

Assistir a uma apresentação de um grupo de bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um presente, em muitos sentidos. Além da expressão da arte da dança, é também um exemplo do que a dedicação mútua pode alcançar. De um lado, bailarinos que buscam aperfeiçoar técnicas e potencializar habilidades individuais. De outro, uma escola cujo grande legado é revelar e formar talentos e caráteres por meio da dança.

Ouso afirmar que poucos lugares seriam um lar tão apropriado para uma escola assim tal qual o é Santa Catarina. Já são quase duas décadas de uma bela história, marcada por muitas outras, de cada um dos seus alunos, que hoje levam as lições aprendidas em solo catarinense aos palcos mundo afora.

Dedicação, esforço, rigor técnico e trabalho duro são as lições que hoje também aplicamos na gestão do Estado. Afinal, como bem nos tem ensinado a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, se queremos resultados é preciso trabalhar duro para alcançá-los.

Registro feito em fevereiro/2019, durante a visita do Governador de SC à Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Carlos Moisés da Silva, por Nilson Bastian