Quem dança, busca conhecimento histórico através de várias ferramentas. Afinal, é preciso conhecer melhor sobre aquilo que você faz diariamente.
No balé, os bailarinos se inspiram em grandes profissionais que fizeram história ao longo dos anos. Através deles, o bailarino se espelha, motiva e cria forças para também fazer a diferença nesse mundo.
Os documentários são uma ótima forma de você se conectar com outros profissionais que passaram pelo que você está passando agora.
Quer conhecer a história inspiradora de grandes bailarinos? Separamos 3 documentários que você precisa assistir! Boa leitura! ;)
Primeiramente, vamos começar apresentando o documentário “Corpo de Baile", que conta a história da dança no Theatro Municipal do Rio de Janeiro dos anos 80.
O filme mostra os 16 primeiros bailarinos, que falam sobre a sua paixão pela arte de dançar em uma das maiores companhias brasileira de balé.
Por fim, você irá entrar nos bastidores para ouvir suas histórias pessoais, as principais conquistas, suas maiores dores e as grandes alegrias que foram alcançadas durante anos de luta e muita dedicação.
No Brasil, o balé é uma arte que não é tão valorizada. Por isso, o objetivo deste documentário é mostrar um pouco desse universo lindo, delicado e, ao mesmo tempo, tão desafiador e doloroso.
Por conta da desvalorização que essa dança sofre, a maioria das pessoas não têm contato com essa arte no país e acabam achando que é só um hobby.
O documentário mostrará que o balé não é só uma atividade para se fazer no tempo livre, e sim uma carreira.
A dança é ampla e conta com várias histórias lindas e inspiradoras que todo mundo precisa conhecer. Os dançarinos abdicam do seu tempo para melhorar sua técnica e se destacar nesse meio.
Na série de documentários, “Figuras da Dança”, realizada pela Companhia de Dança de São Paulo, você conhecerá a história de grandes figuras do mundo da dança, que falarão de todas as suas dificuldades, suas superações e como estão vivendo hoje em dia.
Todos estes documentários estão disponíveis no YouTube e você pode assisti-los sempre que quiser se inspirar.
Envie este artigo para outros bailarinos conhecerem essas histórias também!