Karina, Nelci e Soraya têm muito em comum: são três mães que deixaram tudo para trás para apoiar os sonhos de suas filhas, que foram aprovadas na conceituada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada em Joinville. Em busca de uma renda extra para seguir com essa jornada, e com o auxílio do Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul que atua na transformação social e no incentivo ao empreendedorismo feminino, celebrado em 19 de novembro, hoje são donas do “Mães de Sapatilha”, cafeteria de bolos artesanais. 


Elas saíram de suas cidades (uma vinda do estado de Pernambuco e duas do interior de São Paulo) para acompanhar suas filhas - e futuras bailarinas do Bolshoi. “Tivemos que deixar os nossos empregos e partir para Joinville. Não foi fácil, mas o coração de mãe fala mais alto”, disse Karina Gondim Abreu, mãe da Luanna, hoje bailarina formada na Academia. 


Em 2016, juntas, começaram a empreender vendendo bolos caseiros para gerar renda e contribuir com o orçamento familiar. “Numa reunião com outras mães, conhecemos o Instituto Consulado da Mulher, que foi o ‘sinal’ que estávamos precisando para seguir em frente. Com o auxílio deles, tivemos cursos de formação, de marketing, de como apresentar os nossos produtos, como transportar da maneira adequada, além da criação da nossa logomarca. Graças a tudo isso, tivemos a visão que o negócio iria dar certo, pois o Consulado nos deu as ferramentas para a gente desenvolver o nosso próprio negócio”, explica Karina. 


O “Mães de Sapatilha” também oferece oportunidades de comercialização para outras mulheres e recebe cerca de 50 clientes por dia, transformando as suas vidas e a de tantas outras mães, com acolhimento e dinamismo empreendedor. “Essa é uma rede de sororidade e apoio entre as mulheres, onde aquelas que já conquistaram seu espaço acolhem e incluem outras que estão no começo da jornada empreendedora. O exemplo das Mães de Sapatilha nos dá orgulho e motivação para continuar incentivando o empreendedorismo feminino. O Consulado completou 20 anos em 2022 e, nesta trajetória, já beneficiamos mais de 37 mil mulheres em todo o país. São histórias como as da Karina, Nelci e Soraya que nos estimulam todos os dias a seguir apoiando as mulheres”, comenta Leda Böger, diretora do Instituto Consulado da Mulher.  


Também este ano, o Consulado da Mulher lançou uma série documental chamada “Todo Dia É Dia”, protagonizada por mulheres assessoradas pelo instituto. São 8 episódios, todos disponíveis no YouTube, que trazem as histórias emocionantes de brasileiras empreendedoras que mudaram suas realidades ao vencerem o medo de abrir o próprio negócio e conquistaram independência financeira e emocional. Dentre elas, está o episódio sobre as mães das bailarinas. 


Whirlpool tem forte compromisso com a agenda ESG


Há mais de 60 anos, a Whirlpool, fabricante de eletrodomésticos e detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, está comprometida com a agenda ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança). Faz parte do legado da Companhia apoiar projetos que incentivam a educação, a cultura e a arte, e que contribuem com a transformação social, reforçando o seu compromisso com as questões ambientais e sociais, com destaque para a inclusão, e de governança. 


No pilar Social, é patrocinadora da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil desde 2005 e já aportou mais de R$ 5 milhões, por meio de incentivos fiscais e financiamento direto, além de doações de produtos, como ar-condicionados para ambientação das salas.


Sobre o Instituto Consulado da Mulher  

O Instituto Consulado da Mulher é a Consul transformando sonhos em realidade. Incentivamos e viabilizamos geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, investindo no empreendedorismo feminino. Apoiamos mulheres, que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia, conseguem impactar as suas comunidades e não deixam ninguém de fora dessa história. Em nossos 20 anos de atuação, são mais de 37 mil pessoas beneficiadas e 2202 projetos apoiados por todo o Brasil. A gente faz história! Outras informações: www.consuladodamulher.org.br.