Anualmente a Escola do Teatro Bolshoi busca novos talentos pelo Brasil. Para isso, realiza pré-seleções em cidades cadastradas.
A pré-seleção é feita por profissionais da Escola Bolshoi, que vão até o local definido para realizar esta etapa, que antecede a Seleção Anual. A cidade, por meio de um órgão, como Escolas de Dança, Festivais, Fundações Culturais, Prefeituras, Projetos Sociais e Instituições, é quem sinaliza o interesse pela pré-seleção.

Nas pré-seleções podem se escrever candidatos nascidos nos anos pré-estabelecidos em edital da Escola Bolshoi. Os concorrentes passam por uma bateria de exercícios que analisam as habilidades físicas e artísticas, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo. Os candidatos com maior potencial, naquele momento, são indicados a estar na seleção anual que acontece em na sede da Escola Bolshoi, em Joinville/SC. A ideia é permitir que mais pessoas participem desse processo e encontrar talentos nos diversos cantos do Brasil, pois é por meio da arte que pequenos sonhadores se tornam grandes cidadãos.
A solicitação para a pré-seleção em sua cidade pode ser enviada para o e-mail producao1@escolabolshoi.com.br até o dia 23 de novembro de 2016.