Hoje, 3 de fevereiro, os calouros dos primeiros anos iniciaram seus estudos no Curso Técnico de Formação de Dança Clássica e no Curso Livre Preparatório na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. 

Eles foram recepcionados com muito carinho pelos alunos e equipe da Escola.

Os alunos veteranos já iniciaram as aulas nesta semana, dia 30 de janeiro. Em 2020, 250 crianças e jovens, de 22 estados brasileiros e 2 países; Paraguai e Argentina chegam ansiosos e cheios de sonhos e expectativas para reencontrar amigos e fazer novos; saber quem serão seus mestres e iniciar as atividades neste ano comemorativo para a instituição, que completa 20 anos de história.

Em 2020, as aulas iniciaram mais cedo, pois os alunos tem apresentação marcada para os dias 14 e 15 de março, quando sobem ao palco do Centreventos Cau Hansen para dançar os balé “O Quebra-Nozes” e “Don Quixote”, na programação de comemoração dos 20 anos do Bolshoi no Brasil.

Para as primeiras séries, 42 alunos iniciam essa nova etapa, além de 19 que participam do Curso Livre Preparatório, projeto iniciado em 2019, que teve continuidade neste ano com alunos somente da cidade de Joinville, propiciando a essas crianças o desenvolvimento na dança clássica para que, na Seleção Nacional, concorram à vaga do curso de formação da instituição no ano subsequente.  

A instituição retomou suas atividades no dia 20 de janeiro, com os cursos de verão, que mobilizaram mais de 411 cursistas, vindos de 22 Estados Brasileiros e 6 países. Uma forma de movimentar o cenário da dança desde o início do ano. 

Voltar às aulas na Escola Bolshoi pode denotar perseverança na busca pelo conhecimento e pela profissionalização motivada pelo amor à arte da dança. São novos alunos que chegam e outros que continuam sua caminhada. Todos com algo em comum: realizar o sonho de se tornar artista profissional. 

No primeiro dia de aula os alunos são recepcionados com aplausos, e os calouros iniciam com diversas atividades para se ambientar com o dia-a-dia na instituição. Entre as propostas aos calouros na primeira semana de aula estão: entrega de uniformes, aula de higiene, aula do coque, aula para costurar as sapatilhas, fotos de identificação, aula de ginástica. O primeiro contato com a disciplina de Dança Clássica acontece no final da semana, depois que foram inseridos no mundo Bolshoi Brasil. 




 

 





Créditos: Vanderleia Macalossi