Gratidão. Esta palavra define o sentimento de ex-alunos da Escola Bolshoi, que sempre retornam a instituição quando tem uma oportunidade. Com a bailarina Gabriela Moriondo, formada em Dança Contemporânea em 2014, não foi diferente. Após concluir sua formação na Escola Bolshoi, Gabriela fez o curso de “Diploma in Dance Studies”, no Trinity Laban Conservatoire Of Music and Dance, em Londres. O interesse em se aprofundar nos princípios e teorias do movimento humano surgiu quando Gabriela conheceu a “Coreologia”, estudo de Rudof Laban. O aprendizado entre teoria e prática a tornaram uma profissional dinâmica, com ideias inovadoras e novos experimentos. Por isso, logo que retornou ao Brasil, foi convidada pela Escola Bolshoi para realizar um Workshop para alunos e bailarinos, durante o Festival de Dança de Joinville, período de recesso da instituição. Para Sofia Brito, aluna da 8ª série da Escola Bolshoi: “esta sendo uma experiência maravilhosa. Estamos aprendendo muitas coisas novas, e é legal, pois estou no último ano e percebo que ainda tenho muito o que aprender. Nestas aulas estamos conhecendo muito mais de nosso corpo e dos movimentos também”.

Durante 10 dias, os bailarinos estão vivenciando uma nova experiência, em aulas que vão ajudar na criatividade e no improviso destes corpos dançantes. Ao se aprofundar neste método, o bailarino conquista mais estrutura para criar, manipular o movimento, e apreciá-lo também, torando-se mais crítico. “Eu quero que os alunos aprendam a fórmula da criação e a transformação do movimento. Este estudo exige uma concentração enorme dos alunos, que resulta em uma participação interna maior por parte deles, e traz um senso de performance que é incrível. Vejo evolução todos os dias. Eu espero que, ao final do Workshop, o Bolshoi Brasil veja 17 alunos diferentes, criativos, críticos e apreciadores, eu tenho certeza que será visível”, diz Gabriela, feliz e realizada com o resultado alcançado até agora.

Sobre o curso | Coreologia (Choreology)

Este estudo introduz alguns princípios e teorias do movimento humano desenvolvidos por Rudolf Laban, usados para explorar técnicas de criação, performance e apreciação do movimento e da dança.
Pelo uso do modelo estrutural e pela simbologia/notação usados, o estudo coreológico permite que bailarino investigue como a aplicação das teorias do Laban em sua prática podem fornecer uma ferramenta precisa para a observação, criação, controle e direção de uma performance.
Em outras palavras, a Coreologia permite que o bailarino identifique a estrutura do movimento e que saiba descrever e interpretar o que ele vê. Além disso, o curso permite que ele faça escolhas deliberadas do movimento em relação à intenção: o que ele, como bailarino, opta por tornar visível ao público.

Público alvo: bailarinos de Dança Clássica e Contemporânea e bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil
Carga horária: 15 horas.

DSC_2234ok