Escola Bolshoi forma 21 novos bailarinos

Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, a Escola Bolshoi promove sua 14ª formatura de Dança Clássica. Neste ano, 21 bailarinos se formam e recebem o certificado de profissionais da dança.

Para celebrar este momento, serão apresentadas duas noites de espetáculos, nos dias 10 e 11 de dezembro, às 20h, e no dia 12 de dezembro, às 10h, a Colação de Grau. Os eventos ocorrem no Teatro Juarez Machado, em Joinville/SC e são exclusivos para convidados dos formandos.

O espetáculo será vibrante, uma característica especifica dessa turma. As apresentações são divididas em dois atos. O primeiro com trechos de ballet clássico e dança a caráter, e o segundo com a estreia do balé “Romeu e Julieta”, com remontagem feita pelo coreógrafo William Almeida.

Novo Trabalho

Mantendo a essência da história de “Romeu e Julieta”, onde o casal apaixonado não pode se casar, William buscou trazer o romance para os dias atuais, em um balé neoclássico. Inspirado em histórias semelhantes e em séries e filmes com o mesmo contexto, o balé retrata a história de amor, com músicas de Prokofiev, e as brigas de gangues rivais que se odeiam, e que fazem de tudo para que Romeu e Julieta não fiquem juntos. Além dos personagens principais, Teobaldo, primo de Julieta, e Mercúcio, amigo de Romeu, fazem parte da trama, onde a emoção promete aflorar e transbordar por meio da arte.

Formandos 2021

Multicultural. A turma de formandos de 2021 retrata uma realidade que enche nossas salas de aula de sotaques, costumes e culturas diferentes. Ali, 21 alunos, oriundos de dez estados brasileiros e outros três países, concluem essa etapa e tornam-se profissionais pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

O desafio de morar em uma nova cidade, longe da família, com uma rotina regrada, transformou a vida desses jovens, que nunca pouparam esforços para manter a bolsa de estudos, mesmo diante das adversidades.

Natural de João Pessoa/PB, Ednaldo dos Santos ingressou aos 11 anos na Escola Bolshoi. Acompanhado da mãe e da avó, ele se emociona ao falar do fim deste ciclo: “Eu tenho esse sonho desde pequeno, ser um bailarino profissional. E a formatura me faz sonhar mais alto. Paralelo ao balé, estou descobrindo talento para costura, inspirado na minha mãe, que sempre sustentou nossa família com o ateliê que temos em casa. Tenho feito peças para bailarinos, e conseguir conciliar essas duas paixões está sendo um grande passo para meu futuro, tanto profissional quanto financeiramente”.

Bailarino Ednaldo dos Santos

Para Yasmin Yukare, que veio do interior de São Paulo, esse é um momento de muita expectativa após os oito anos de estudos: “Estou muito emocionada por estar vivendo tudo isso. A formatura, a estreia de ‘Romeu e Julieta’ e o recomeço. Foram anos de muito esforço e dedicação. Eu vejo esse momento como uma montanha, que eu escalei e estou chegando no topo. E sei que, quando chegar lá, vou encontrar outra montanha, e que vou iniciar uma nova escalada. E isso me enche de orgulho, pois sei que dei o meu melhor, cruzei o caminho de pessoas incríveis, tive aula com os melhores professores e tive grandes experiências, o que me deixa pronta para iniciar a próxima jornada”.

Bailarina  Yasmin Yukare

Formandos 2021