História feliz e duradoura - por Vladimir Vasiliev

20 anos... Foram muitos ou poucos? Acho que muitas pessoas dirão, claro, não são muitos. E eles estarão apenas parcialmente certos. Afinal, se você pensar sobre a história, experiência, tradições por trás do nome "Bolshoi" e da "escola russa de balé clássico" e acrescentar a isso a história e tradição da dança brasileira, esse número crescerá em um par de séculos.
Ouvi pela primeira vez sobre a proposta de Luiz Henrique de nosso diretor de balé na época, Alexander Bogatyrev – mas o conheci pessoalmente mais tarde, numa visita ao meu escritório de diretor do Bolshoi. Naquela época, o Teatro Bolshoi estava recebendo muitas ofertas para abrir sua escola no exterior. Mas todas pareciam ser apenas de natureza comercial. Quando Luiz Henrique me contou sobre a ideia de uma escola em Joinville, conversamos sobre isso. Por algum motivo, imediatamente acreditei nesse homem incrível de tão longe, do Brasil. Ele era um homem apaixonado, enérgico, muito criativo e decidido ao mesmo tempo. Era óbvio que tudo o que tinha planejado e decidido fazer se tornaria realidade. Foi ele quem teve a ideia de criar algo lindo em sua cidade com o nome "Bolshoi", que representava o melhor na arte do ballet para ele. Mas nem com tudo isso acreditei que, em tão pouco tempo, fosse possível criar algo semelhante ao que vimos um ano depois no Centreventos – qualquer escola de balé no mundo sonharia em ter tais estúdios e instalações. Em 15 de março de 2000, a abertura da escola ocorreu com convidados de alto escalão do governo, incluindo um discurso muito emocionante, poético, como sempre, de Luiz Henrique e, no final, fogos de artifício festivos. Alguns dias depois, os 130 primeiros alunos da primeira e única Escola de Teatro Bolshoi fora da Rússia iniciaram seu primeiro ano acadêmico.
A Escola deu a eles a oportunidade de ver que há um mundo diferente, um belo mundo da arte. Esta é uma missão especial e de alta prioridade da Escola como um projeto socialmente significativo, importante não só para os alunos, mas também para o futuro do Brasil.
Desde a sua abertura, a Escola vem se fortalecendo, tanto na dança clássica quanto na moderna. Ano após ano, os formandos da Escola se juntam às fileiras das companhias de balé dos teatros mais famosos do mundo, incluindo o Teatro Bolshoi, em Moscou.
Tenho certeza que nossos graduados irão encantar o público com sua arte, suas atitudes em relação à profissão de balé e seus altos níveis de habilidade. Em cada um deles há uma parte do meu trabalho também – e, portanto, isso também me dá confiança de que não vivi e trabalhei em vão.
O principal é não parar, seguir em frente o tempo todo, apesar das dificuldades. Então a história da nossa escola será duradoura e feliz. E é exatamente isso que desejo!

Vladimir Vasiliev
Patrono Fundador da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil