Os sons do piano tomam conta de Joinville a partir desta quarta-feira, 29, quando a maior cidade do Estado recebe a 5ª edição do festival Pianístico. A maratona musical, que prossegue até domingo, 2, prevê um total de 22 concertos e encontros didáticos com artistas nacionais e internacionais, nos palcos nos palcos do Teatro Juarez Machado, na Harmonia-Lyra, na Casa da Cultura, na Escola Bolshoi, no Garten Shopping, no Conservatório Belas Artes, e até sobre o espelho da água da Praça Dario Salles, no Centro de Joinville.

Em paralelo, vários estabelecimentos recebem a programação do Pianos pela Cidade, que leva artistas locais para lojas, livrarias, padarias e empresas. E, como complemento para o festival que encanta o público apreciador do piano, uma ação educativa, de formação de plateia: o Pianístico nas Escolas, de 13 a 18 de abril.

O 5º Pianístico foi reprogramado e ocorre alguns meses depois da data tradicional. Por isso, haverá Pianístico em dose dupla neste ano, em março e em setembro.

O acesso é gratuito a todas as atividades – ainda há ingressos disponíveis para diversas atrações (via enjoyticket.com.br).

Recital com Olga Kopylova (Uzbequistão).

31 de março, 17h

Local: Sala Agrippina Vaganova, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Olga Kopylova é formada pelo Conservatório Tchaikovsky, se apresentou nas principais salas de concerto de Moscou e região, e desde 2000 ocupa a posição de pianista titular na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Nas últimas duas décadas, atuou à frente das principais orquestras do Brasil, entre elas Osesp, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e Sinfônica de Ribeirão Preto, e fará sua estreia como solista junto à Orquestra Sinfônica Brasileira em 2023. Requisitada como solista, camerista, recitalista e professora, fazendo parcerias com os mais destacados músicos do país, nas principais salas, séries e festivais das Américas. Criou o Curso de Piano de Orquestra, inédito em território latino-americano. Sua discografia inclui “Morning Star”,  “Miniaturas: A Música de Cécile Chaminade”, “Mozart: Sonatas para Piano e Violino, “Vol.I Salut D ́Amour”, “Guarnieri: Choros 1 & 2” (Naxos, 2020 e 2022).