Na segunda-feira, 21 de novembro, iniciaram as avaliações finais para todos os alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Das aulas práticas às teóricas, do piano às avaliações físicas, este é um momento especial, que exige muita atenção e concentração de todos os envolvidos, pois é hora de mostrar o conhecimento adquirido ao longo do ano. Uma prática que contempla a vida de um bailarino na formação e no desenvolvimento do artista-cidadão.
As avaliações acontecem em todas as disciplinas: Dança Clássica, Dança Contemporânea, Repertório, Dueto, Dança Folclórica, Dança Popular Histórica e Ginástica, além das disciplinas teóricas complementares, que são: Artes, Música e Dramatização.

O resultado deste trabalho é também de suma importância para os professores e pianistas, que transformam suas avaliações em grandes espetáculos, digno de muitos aplausos. Para os professores, a preocupação é com toda a técnica e sincronia que elevam os resultados obtidos por seus alunos. Existe uma grande pesquisa por parte de cada mestre para poder explorar toda criatividade e amor à arte. Os pianistas estudam um repertório diferenciado, fazendo adaptações para os movimentos para que eles sejam absolutamente harmônicos entre melodia e ritmo. Aos que prestigiam, dá pra sentir que a música faz bem para a alma, que fala diretamente com as emoções. As avaliações são prestigiadas por um público apaixonado pela dança, entre colaboradores e alunos da instituição.

Mais um ano está terminando, e o desejo da Escola Bolshoi é que os bons momentos da vida, feitos de tudo que é forte, simples e belo, como um olhar, um sorriso, um gesto de amizade, sejam ensinados e cultivados. Muitos desafios foram vencidos e outros objetivos foram lançados. Este é o fim de mais um ciclo, rumo a um novo ano.

Colaboração: Bruna Lorrenzzetti e Medely Dib

Créditos: Manuela Schneider