Curso de Verão Bolshoi Brasil 2020

De 21 a 25 de janeiro de 2020, a Escola Bolshoi, realiza o curso de Verão da técnica russa Vaganova. Profissionais da dança, vindos de todo o Brasil e exterior, participam dos cursos oferecidos pela instituição, que serão ministrados por professores russos e brasileiros, fomentando o turismo na capital nacional da dança durante as férias escolares.

Foram disponibilizados quinze cursos para bailarinos e professores: balé clássico de nível iniciante à avançado; variações de repertorio, técnica de pontas; Introdução ao Método Vaganova Bolshoi Brasil e Metodologia Vaganova: 1ª, 2ª e 3ª Séries. Todos os cursos com certificado via Bolshoi Brasil.

Os cursos de Introdução ao Método Vaganova e Metodologia Vaganova já são os mais aguardados, e já está no 3º modulo. O curso de introdução é um copilado dos 8 anos de formação dos alunos no Bolshoi Brasil, e em seguida os cursistas tem a oportunidade de estudar cada ano de forma aprofundada, onde são repassadas técnicas de séries inicias até o último ano, o passo a passo, divididos em módulos. Para facilitar o entendimento, os cursistas recebem apostilas da instituição, realizam os movimentos solicitados, durante as aulas, exemplificando a teoria aplicada.

Segundo Maikon Golini, o curso para Professores, tem a intenção de proporcionar  um panorama  sobre o método russo que hoje vem ganhando força no cenário brasileiro. “Fazer o curso de metodologia da Escola Bolshoi, para àqueles que buscam a profissionalização e conhecimento da arte do movimento clássico, é uma experiência gratificante. Possibilita aos cursistas novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da linguagem corporal, que contribuirá para o processo de ensino aprendizagem”.

Conheça os cursos e escolha o seu:

Curso para Professores: Introdução ao Método Vaganova Bolshoi Brasil, professores: Airat Khakimov e Mônica Gross

Curso para Professores: Introdução ao Método Vaganova Bolshoi Brasil, professora: Maria Antonieta Spadari

Curso para Professores: Metodologia Vaganova Bolshoi Brasil - 1ª série, professora: Bruna Lorrenzzetti

Curso para Professores: Metodologia Vaganova Bolshoi Brasil - 2ª série, professora: Ludmila Sinelnikova

Curso para Professores: Metodologia Vaganova Bolshoi Brasil - 3ª série, professor: Maikon Golini

Balé Clássico - Iniciante, professora: Bruna Lorrenzzetti

Balé Clássico - Iniciante/Intermediário, professor: Denys Nevidomyy

Balé Clássico - Iniciante/Intermediário, professora: Germana Saraiva

Balé Clássico - Intermediário/Avançado, professor: Dmitry Afanasiev

Balé Clássico - Iniciante/Intermediário, professora: Mônica Gross

Balé Clássico - Intermediário/Avançado, professora: Ariate da Costa

Variação de Repertório - Iniciante/Intermediário, professora: Germana Saraiva

Variação de Repertório - Intermediário/Avançado, professora: Bruna Lorrenzzetti

Técnica de Pontas Iniciante/Intermediário, professora: Larissa de Araújo

Técnica de Pontas Intermediário/Avançado, professora: Ludmila Sinelnikova

Metodologia Vaganova

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil utiliza o método Vaganova, criado no século XX pela bailarina russa Agrippina Vaganova. Nele, busca-se o aprendizado de forma gradual e enfatiza-se a consciência corporal do aluno a cada movimento.

Vaganova utilizou a fluidez e expressividade dos braços e torsos do método francês e os giros e saltos virtuosos do método italiano, e desenvolveu um estudo bem planejado. Entre as peculiaridades estão o desenvolvimento da força da parte inferior das costas, a plasticidade dos braços e o desenvolvimento da força, flexibilidade e expressividade necessárias ao estudo do balé. A ênfase é para que se dance com o corpo inteiro, ao invés de executar movimentos mecânicos. O resultado: bailarinos que deslumbram o público tanto por sua graça quanto por sua bravura.

O método é aplicado nas escolas e companhias da Rússia e foi adotado na Europa, América do Norte e outras regiões do mundo. Entre os bailarinos formados pelo método Vaganova podemos citar Rudolf Nureyev, Mikhail Baryshnikov, Nathalya Makarova, Galina Ulanova, Marina Semyonova, Vladimir Vasiliev, Ekaterina Maximova e as atuais estrelas do balé mundial Svetlana Zakharova, Maria Alexandrova, Nikolai Tsiskaridze, Yuri Klevtsov e Natalia Osipova.