Todos os anos, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza avaliações finais, para uma banca avaliadora e convidados especiais do meio artístico, onde alunos, professores e pianistas tem a oportunidade de mostrar o resultado do trabalho realizado no decorrer do ano.

Mas em 2020, em decorrência da pandemia, as “Avaliações” foram substituídas por “Aulas de Apreciação” para alunos do 1º ao 7º ano. Diante das limitações e dificuldades que esse ano nos trouxe, onde os alunos tiveram que adaptar as aulas para dentro de suas casas, e o retorno para a Escola Bolshoi aconteceu com restrições e novos hábitos, é um grande orgulho ver que o amor pela dança superou as barreiras e, mesmo com limitações, os alunos finalizam o ano com grandes conquistas.

A mudança se fez necessária, e o olhar atento do professor no progresso de cada um, mesmo de forma on-line, foi fundamental para a continuidade do nosso projeto e da realização do sonho de nossos alunos. A dança não parou, ela esteve presente no corpo e na alma de cada um. Para a professora Ariate Costa, que fez a primeira aula de apreciação do ano, na disciplina de Danças Brasileiras, foi realmente emocionante ver o resultado final, depois de ter presenciado toda luta individual e coletiva da turma, “nesse período de aulas práticas virtuais, vi mesas sendo apoio para as minhas correções, camas sendo mudadas de lugar, sofás arrastados, quarto sendo sala de aula, mas acima de tudo, vi muito esforço, força de vontade e determinação. E acredito que é essa lição que aprendemos nessa montanha russa de 2020, é seguir em frente mesmo se tudo ao nosso redor não estiver favorável, com fé e esperança”, conclui Ariate.

Todos os anos, as avaliações finais acontecem para todos os alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Das aulas práticas às teóricas, do piano às avaliações físicas, este é um momento especial, que exige muita atenção e concentração de todos os envolvidos. Uma prática que contempla a vida de um bailarino na formação e no desenvolvimento do artista-cidadão.

Já para o oitavo ano, as avaliações acontecem de forma presencial e com banca avaliadora. O ano de formatura é sempre desafiador. Um ano repleto de superação, planos, inseguranças, expectativas e conquistas. E em 2020 todos esses sentimentos ganharam proporções ainda maiores. Os formandos tiveram, durante 3 meses, aulas totalmente virtuais. O retorno presencial aconteceu em agosto, e desde então, o esforço e a garra de cada um pode ser visto em cada passo, a cada dia, possibilitando que o sonho da tão esperada formatura aconteça.