A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta “Bolshoi para Joinville”. O espetáculo acontece no Teatro Juarez Machado, no dia 21 de setembro, às 20h. A programação será variada, trazendo em seu repertório a delicadeza do balé clássico, representado por variações conhecidas e aclamadas da dança clássica, o gingado das danças populares brasileiras e a movimentação da dança contemporânea. Os ingressos para o espetáculo já estão à venda na recepção da Escola Bolshoi por R$20 e R$10 (meia-entrada).

Estreias
A noite esta repleta de estreias. A dança popular brasileira vem com tudo, com coreografias inéditas de Jesse Cruz. Africanidade tem essência da cultura afro. É uma miscigenação da origem popular brasileira contextualizada na dança contemporânea. Reporta-se ao modo de ser dos negros, de viver, de organizar suas lutas, interpretada por 14 alunos de dança contemporânea da Escola Bolshoi Brasil.
Brincando de Carimbó representa o jogo dançante entre o homem e a mulher, o desafio das agilidade dos pés, desencadeando a alegria e sinergia dos movimentos, sincronia e chamego. É uma dança de cultura indígena com influência negra e destaca-se por ser uma manifestação típica do Estado do Pará. No palco 24 alunos, por meio do Carimbó, mostram a alegria do povo brasileiro.
Os pequenos das primeiras séries também tem espaço marcado no Bolshoi para Joinville. Fazem sua estreia no palco e com coreografia nova. A Grand Polonaise, da professora Ariate Costa, é uma coreografia de dança popular história europeia que destaca a graciosidade dos movimentos das crianças nos seus primeiros passos no palco.

Formação de Plateia
Antes da grande noite de estreias, na tarde do dia 21 de setembro, às 15h, no Teatro Juarez Machado, em Joinville/SC, a Escola Bolshoi apresenta o espetáculo gratuito de “Formação de Plateia”. Crianças da rede pública de Joinville, Centros de Educação Infantil e Idosos, já agendados previamente com a instituição, vão prestigiar um lindo espetáculo preparado especialmente para a ocasião. Na formação de plateia há uma interação com o público visando estimular o gosto pelas artes e o hábito de frequentar o teatro. Através desses estímulos e reflexões, a plateia, se familiariza com a linguagem cênica.

Oficinas de contrapartida social
Como uma instituição socialmente responsável, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza durante o ano, atividades que contribuem para o desenvolvimento do cidadão e sua inclusão nos meios culturais. Em 2016 foram realizados workshops de dança clássica e contemporânea, no mês de junho, através do SIMDEC - Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura da Fundação Cultural de Joinville.

Serviço:
Bolshoi para Joinville
Data: 21 de setembro
Local: Teatro Juarez Machado
Quanto: R$20 – estudantes, melhor idade pagam meia-entrada.

Formação de Plateia
Data: 21 de setembro