A Cia. Jovem Bolshoi Brasil participa da 11ª Mostra de Dança de Mato Grosso, que acontece no mês de julho, em Cuiabá/MT. No dia 6, às 20h, os bailarinos apresentam a Gala Bolshoi, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, e no dia 8, acontece a pré-seleção na Escola do Grupo Caroline/Cidarta.
No dia 6 de julho, a Cia. Jovem Bolshoi Brasil apresenta o espetáculo “Gala Bolshoi”, durante a 11ª Mostra de dança de Mato Grosso. O evento acontece no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 20h, com entrada gratuita. A Gala Bolshoi é um espetáculo composto pelas principais coreografias do repertório da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, e reúne danças com características distintas que formam um espetáculo virtuoso.
Na programação, oito bailarinos apresentam trechos de balés de repertório, dança clássica, dança contemporânea e dança a caráter. Entre as obras apresentadas, destaca-se o Grand Pas De Deux do III Ato do ballet “Don Quixote”, e traz ao palco toda elegância e técnica dos bailarinos, além de toda interpretação cênica. “Atrás do lírio” também faz parte da programação, é um trabalho neoclássico que retrata a dor de um amor sem medidas, onde um casal passa por diversas fases do relacionamento, até chegar ao ponto, de não se conhecerem mais. Um espetáculo vibrante e emocionante.

A pré-seleção antecede a Seleção Anual, que acontece em outubro na sede da Escola Bolshoi, em Joinville/SC. Há vagas para ambos os sexos, para candidatos nascidos nos anos de 1999 a 2008. Nesta etapa, profissionais da instituição analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biotipo. Os concorrentes com maior potencial serão indicados para participar da Seleção Anual.